“Bomba climática”: Biden aprova projeto polêmico de petróleo no Alasca

13 de março de 2023

A pressão de ativistas climáticos e ambientalistas contra um polêmico projeto de exploração de petróleo no norte do Alasca não foi suficiente para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vetasse a iniciativa. Nesta 2ª feira (13/3), a Casa Branca confirmou o OK para o empreendimento da petroleira ConocoPhillips em Willow, que deve custar cerca de US$ 8 bilhões e pode produzir até 600 milhões de barris de petróleo nos próximos 30 anos – uma verdadeira “bomba climática”.

A aprovação, no entanto, não foi integral. Dos cinco locais de perfuração propostos pela ConocoPhillips, o Escritório de Gestão da Terra do Departamento do Interior aprovou apenas três e rejeitou um projeto de construção de uma nova estrada que facilitaria a exploração em um dos locais negados. Além disso, o governo norte-americano também pediu a restituição de cerca de 27,5 mil hectares de arrendamentos existentes

Outra medida da Casa Branca para reduzir o impacto do projeto foi a retirada de uma área de 1,2 milhão de hectares no Mar de Beaufort, no Oceano Ártico, de futuros projetos de exploração de petróleo e gás. De acordo com o Departamento do Interior, esse território ficará “indefinidamente fora dos limites” para a produção de energia fóssil e será “protegido perpetuamente”.

Nada disso aplacou a irritação de grupos ambientalistas: “É um insulto que Biden pense que isso vai mudar nossa opinião sobre o projeto Willow. Proteger uma área do Ártico para que você possa destruir outra não faz sentido e não ajudará as pessoas e a vida selvagem que serão prejudicadas”, destacou Kristen Monsell, do Center for Biological Diversity, citada pelo NY Times. “Depois de tudo o que este governo fez para promover a ação climática e a justiça ambiental, é doloroso ver uma decisão que sabemos que envenenará as comunidades do Ártico e resultará em décadas de poluição climática que simplesmente não podemos suportar”, afirmou Lena Moffit, da Evergreen Action, ao Guardian.A decisão de Biden e as polêmicas em torno do projeto de Willow tiveram ampla repercussão na imprensa, com matérias na Associated Press, Axios, BBC, Bloomberg, CNN, Reuters e Washington Post, entre outros.

ClimaInfo, 14 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar