França pressiona Alemanha por proibição a carros a combustão na UE

Alemanha motores a combustão
Shutterstock/Hamik

O tiroteio diplomático dentro da União Europeia em torno de sua proposta para proibir a venda de novos carros a combustão a partir de 2035 ganhou um novo capítulo nesta 2ª feira (13/3). O ministro de finanças da França, Bruno Le Maire, criticou a posição de Alemanha e Itália, que desejam isentar dessa proibição veículos que funcionem com e-combustível.

“Não podemos dizer que estamos em uma emergência climática, mas recuar da transição para veículos elétricos”, disse Le Maire em entrevista à France Info. “Estamos prontos para lutar contra isso, pois é um erro ambiental e um erro econômico, porque temos cinco a dez anos de atraso em relação ao veículo elétrico em comparação com a China. Temos de investir duas vezes mais para recuperar o atraso”.

Le Maire citou em especial a movimentação de montadoras francesas, como Stellantis e Renault, que anunciaram investimentos para impulsionar a produção de carros elétricos nos próximos anos para o mercado europeu. “Não posso dizer aos nossos dois grandes fabricantes que fizeram a corajosa escolha de mudar para o elétrico: ‘espere, vamos para o elétrico, mas ainda vamos ficar um pouco com os carros a combustão’”. Bloomberg, Le Monde e POLITICO repercutiram essa fala.

Enquanto isso, a Euractiv informou que o governo da Áustria deve se posicionar ao lado da Alemanha e Itália na disputa em torno da proibição dos carros a combustão. Já a Bloomberg apontou que a Comissão Europeia deve propor uma alternativa aos opositores da medida, isentando os modelos com e-combustível das restrições na UE. No entanto, é improvável que as novas regras sejam oferecidas antes das eleições europeias do ano que vem.

Em tempo: Por anos, os europeus se gabaram pela liderança nos esforços globais pela transição para a energia verde, favorecidos pela divisão política que amarrou as pernas dos Estados Unidos em sucessivos governos. No entanto, o esforço da gestão de Joe Biden para impulsionar a economia verde nos EUA forçou a Europa a “suar” para se manter na ponta dessa corrida. Na Bloomberg, Laura Millan Lombrana e Akshat Rathi escreveram sobre como a nova abordagem norte-americana para transição energética fez com que a UE finalmente enxergasse o lado comercial de sua estratégia climática.

ClimaInfo, 14 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.