Alemanha quer parceria com Brasil por hidrogênio verde

Alemanha e Brasil cooperação
Odd ANDERSEN / AFP

Em visita ao Brasil nesta semana, o vice-chanceler da Alemanha, Roberto Habeck, quer reforçar a articulação de Berlim para fortalecer a cooperação bilateral na área de meio ambiente, clima e energia. Um dos focos dessa movimentação é o desenvolvimento de cadeias produtivas associadas ao hidrogênio verde, informou a Bloomberg.

Exatamente por isso, a comitiva de Habeck é composta por executivos de diversas empresas alemãs, como Volkswagen, SAP e Thyssenkrupp. Uma subsidiária desta última, a Nucera, pretende construir uma unidade de produção de hidrogênio verde na Bahia, em parceria com a brasileira Unigel. Ao mesmo tempo, a agência alemã GIZ e a SAP planejam um projeto de desenvolvimento de aplicativos no Brasil que tornem a produção desse combustível renovável rastreável por meio de certificados digitais.

“Para os países industrializados, em particular, o hidrogênio verde é o elemento fundamental para descarbonizar áreas como a indústria de cimento e a siderurgia, apostando em hidrogênio em vez de carvão”, disse Habeck em entrevista a Daniela Chiaretti no Valor. “Somente na Alemanha já esperamos para os próximos dez anos um aumento maciço na demanda de hidrogênio [verde], algo para muito mais de 100 terawatts-hora por ano”.

A passagem de Habeck é a 3ª visita de uma autoridade de alto nível da Alemanha ao Brasil em menos de três meses. O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier participou da cerimônia de posse de Lula em 1º de janeiro passado. No final do mesmo mês, foi a vez do chanceler Olaf Scholz, em sua primeira visita oficial ao país. 

A mudança de governo no Brasil motivou a reaproximação diplomática entre Brasília e Berlim depois de quatro anos de “gelo” durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. De lá para cá, a Alemanha anunciou a retomada das contribuições ao Fundo Amazônia, com uma doação de R$ 192 milhões.A reaproximação também interessa à União Europeia. Outra autoridade que deve passar pelo Brasil nesta semana é a vice-presidente da Comissão Europeia Margrethe Vestager. De acordo com Assis Moreira no Valor, um dos focos da visita é articular uma parceria entre Brasil e UE na exploração de matérias-primas estratégicas para a indústria verde, como minerais críticos (terras raras, lítio, cobalto e nióbio).

ClimaInfo, 15 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.