Marina Silva: reforma tributária precisa considerar mecanismos de baixo carbono

Marina Silva mercado de carbono
Valter Campanato / Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu que as discussões sobre a reforma tributária no Brasil contemplem também a transição para uma economia de baixo carbono, com instrumentos que favoreçam atividades e setores econômicos alinhados com os compromissos climáticos do país.

“Estamos vivendo o processo da reforma tributária, com uma primeira fase que já está no fim. [Depois] teremos que entrar com instrumentos econômicos necessários, incentivos corretos, no lugar de continuarmos incentivando a velha economia”, disse Marina durante evento com investidores na última 5ª feira (6/4) em São Paulo.

Marina também comentou sobre a pressão que o governo federal enfrenta para que o Brasil participe do mercado voluntário de créditos de carbono. Ela afirmou que o governo trabalha com “a ideia forte de um mercado jurisdicional regulado de carbono”, que permita ao país “ser o endereço dos créditos de carbono mais top 10 do mundo”.

“Não podemos transformar essa possibilidade [mercado de carbono], que é apenas uma das possibilidades, como se fosse algo que vai resolver todos os nossos problemas. Mas essa discussão está andando e estamos estimulando para que o quanto antes a gente possa contar com esse instrumento”, disse a ministra.

Capital Reset e Valor deram mais informações sobre a fala de Marina. Já Época Negócios e Folha publicaram uma matéria da Reuters sobre o assunto.

ClimaInfo, 10 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.