Clima extremo: seca histórica causa crise hídrica na Espanha

clima extremo seca Espanha
AP Photo/Emilio Morenatti

O verão não começou na Europa, mas o clima em algumas partes da Espanha e da França já prenuncia uma situação desastrosa para as próximas semanas e meses. O cenário é mais problemático no país ibérico, que enfrenta uma seca histórica que já afeta a produção agrícola e pode causar problemas no abastecimento hídrico durante a temporada quente.

O Guardian destacou que a previsão meteorológica para a última semana de abril indica a possibilidade de que a Espanha supere o recorde histórico de calor para o mês: em Sevilha, no sul do país, a expectativa é de que os termômetros atinjam 39oC nesta semana, superior aos 37,4oC registrados em Múrcia em abril de 2011.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, alertou que a seca pode se tornar um problema crítico com efeitos prolongados para o país. “O governo da Espanha e eu estamos cientes de que o debate sobre a seca será um dos principais debates políticos e territoriais do nosso país nos próximos anos”, disse Sánchez ao parlamento espanhol na semana passada. A Associated Press repercutiu essa fala.

Na Catalunha, no nordeste da Espanha, a expectativa das autoridades regionais é de que a falta de chuvas e o calor intenso dos próximos meses podem resultar em um cenário de restrições hídricas no último trimestre do ano. “A menos que chova na primavera e no verão, não haverá aumento nos reservatórios e entraremos em estado de emergência para o sistema do rio Llobregat por volta de setembro”, disse Samuel Reyes, chefe da agência hídrica catalã, citado pela Associated Press. A Euronews também abordou a situação.

Por causa da seca, o governo espanhol pedirá à Comissão Europeia a flexibilização das normas da Política Agrícola Comum da União Europeia. De acordo com o jornal El País, a ideia é evitar que os produtores rurais espanhóis tenham seu acesso aos benefícios de crédito e tributos no mercado europeu prejudicado pelos efeitos da falta de chuvas e da queda decorrente na produção.

Mas o cenário de seca não se restringe apenas à Espanha. Como a Bloomberg assinalou, outros países da bacia do Mediterrâneo, como França e Itália, também sofrem com a falta de chuvas. A situação é particularmente preocupante no sul francês, que já sofre com incêndios florestais causados ou intensificados pela junção seca e calor.O foco mais recente de fogo aconteceu entre a costa mediterrânea e a fronteira com a Espanha. O incêndio da semana passada queimou mais de mil hectares e custou mais de quatro dias para que os bombeiros pudessem controlá-lo. O governo francês alertou que a ocorrência de incêndios florestais cada vez mais prematura é mais um indicativo dos impactos da mudança do clima no sul do país. Associated Press, Euronews e Reuters deram mais informações.

ClimaInfo, 25 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.