Mesmo com eventos extremos, crise climática segue sendo tema divisivo nos EUA

EUA eventos climáticos extremos
AP Photo/Noah Berger

Uma série de pesquisas de opinião pública divulgadas nos Estados Unidos na semana passada, antes da celebração do Dia da Terra, mostrou que a mudança do clima continua sendo vista por recortes políticos distintos entre eleitores democratas e republicanos. Isso ocorre mesmo depois da intensificação de eventos climáticos extremos no país, como furacões mais potentes e ondas intensas de calor e frio.

Essa ambiguidade foi capturada na pesquisa da Associated Press NORC Center for Public Affairs Research. Segundo o levantamento, oito em cada dez pessoas nos EUA disseram que sentiram pessoalmente os efeitos do clima extremo nos últimos cinco anos, sendo que a maioria do público (63%) concordou que a mudança do clima foi, ao menos em parte, responsável por esses episódios.

No entanto, observando a variável “posicionamento político”, a divisão fica mais nítida: 91% dos eleitores democratas afirmaram que a mudança do clima é um problema real, enquanto esse número foi bem menor entre aqueles que se declararam independentes (62%) e republicanos (52%). A diferença é parecida quando os entrevistados foram questionados sobre a responsabilidade humana sobre a crise climática: enquanto 78% dos democratas concordaram com essa afirmação, 52% dos independentes e apenas 38% dos republicanos tiveram a mesma opinião. A Associated Press destacou outros números da pesquisa.

Já a pesquisa CBS News/YouGov indicou um cenário similar. A maioria dos entrevistados (cerca de 2/3) afirmou que as pessoas precisam abordar a questão climática nos próximos anos, sendo que mais da metade (53%) entendeu que a resposta precisa ser imediata. Essa opinião é disseminada em todos os grupos sociais analisados (gênero, raça e idade), mas é mais forte entre os jovens (18-29 anos).

A divisão entre democratas e republicanos também foi observada: 91% dos democratas afirmaram que o problema climático precisa ser enfrentado o quanto antes, número bem superior ao registrado entre independentes (66%) e republicanos (44%). O site The Hill também repercutiu esses dados.

A Pew Research destacou outra ambiguidade no público norte-americano. Enquanto 69% dos entrevistados afirmaram que são a favor de que os EUA tomem medidas para se tornarem neutros em carbono até 2050, pouco menos de 1/3 deles (31%) defenderam que o país deve eliminar completamente os combustíveis fósseis. Mais do que o dobro (67%) disseram que os EUA deveriam usar uma combinação de fontes de energia, incluindo fósseis e renováveis.Por fim, a Gallup indicou uma mudança curiosa, ainda que marginal, entre os eleitores democratas. Em 2020, 78% dos entrevistados que se alinhavam ao partido do presidente Joe Biden afirmaram terem grande preocupação com a crise climática. Três anos depois, esse número caiu para 65%. Ainda assim, o patamar de democratas preocupados com o problema do clima é bem superior ao de republicanos – apenas 8% dos entrevistados deste grupo disseram ter grande preocupação com a mudança do clima.

ClimaInfo, 25 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.