União Europeia e Noruega anunciam “aliança verde” por transição energética

UE Noruega aliança verde
Getty Images - NA

A União Europeia e a Noruega anunciaram nesta 2ª feira (24/4) um acordo de cooperação e assistência mútua em prol da transição energética e da descarbonização de suas economias. A “aliança verde” terá como foco a produção de hidrogênio verde e a exploração de minerais e outras matérias-primas essenciais para a indústria de energia limpa.

Pelo acordo, Bruxelas e Oslo reiteraram seu compromisso de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% em 2030 na comparação com 1990 e de alcançar a neutralidade líquida (net-zero) até 2050. O texto também prevê a colaboração em outras áreas ambientais estratégicas, como a proteção da biodiversidade, o combate ao desmatamento global e a promoção da mobilidade sustentável.

Na área energética, porém, o bloco europeu e o país nórdico destacaram não apenas o interesse mútuo em impulsionar a produção de hidrogênio verde no longo prazo, mas também o fornecimento de gás fóssil norueguês aos mercados da UE no curto. A Noruega foi uma das principais alternativas de fornecimento de gás encontradas pela UE no último ano para substituir o combustível de origem russa.

Euractiv e UOL (via ANSA) repercutiram a notícia.Ao mesmo tempo, lideranças de países europeus na região do Mar do Norte se reuniram ontem na Bélgica para discutir novos investimentos e projetos de geração eólica offshore. Sete países da UE, incluindo Alemanha, França e Países Baixos, além de Reino Unido e Noruega, se comprometeram a construir novos parques eólicos e desenvolver “ilhas de energia” no Mar do Norte. Os representantes governamentais também demonstraram interesse em atuar conjuntamente em projetos de captação e armazenamento de carbono (CCS) e hidrogênio verde. Associated Press, Deutsche Welle e Reuters deram mais informações.

ClimaInfo, 25 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.