Poluição do ar mata mais de 1.200 crianças e adolescentes por ano na Europa

poluição do ar saúde crianças
picture alliance / empics / C. Rayburn

A cada ano, mais de 1.200 crianças e adolescentes morrem na Europa por causa da poluição do ar. É o que aponta um relatório divulgado pela Agência Ambiental Europeia (EEA, na sigla em inglês) na segunda (24/4). A exposição à alta poluição do ar também causa taxas mais altas de asma, que já atinge 9% das crianças e adolescentes europeus, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir a função pulmonar, informa o DW.

“As crianças são particularmente vulneráveis ​​à poluição do ar, desde o útero até a idade adulta. Embora o número de mortes prematuras nesta faixa etária seja baixo em relação ao total da população europeia estimado pela EEA a cada ano, as mortes no início da vida representam uma perda de potencial futuro e vêm com uma carga significativa de doenças crônicas, tanto em infância e mais tarde na vida”, detalha o documento.

As crianças estão mais expostas ao ar poluído do que os adultos porque têm uma taxa de respiração mais rápida, estão mais próximas do solo e ficam mais ao ar livre, detalha o Guardian. Com isso, cerca de 110.000 anos de vida ajustados por incapacidade são perdidos em toda a Europa a cada ano em pessoas com menos de 18 anos, de acordo com o estudo.

A redução das fontes de poluição do ar – incluindo tráfego rodoviário, queima de carvão e combustível sólido e emissões industriais – é fundamental, mas também devem ser tomadas medidas para reduzir os riscos específicos para as crianças, diz a EEA. Isso poderia incluir a criação de zonas de ar limpo ao redor das escolas, onde o tráfego seria restrito e os motores em marcha lenta proibidos. As autoridades locais e as escolas também devem considerar o plantio de árvores, telas de hera e cercas vivas ao redor dos playgrounds.

Mudar para estradas vicinais para ir a pé para a escola também pode ajudar, continua o documento. A agência ambiental europeia também sugere um melhor projeto de instalações escolares e infantis, com boa ventilação e filtros, como outra forma de reduzir a exposição das crianças a poluentes, tanto em ambientes internos quanto externos.

Para Hans Bruyninckx, diretor executivo da EEA, os países europeus precisam fazer mais. “Os níveis de poluição do ar na Europa ainda são inseguros e as políticas europeias de qualidade do ar devem ter como objetivo proteger todos os cidadãos, mas especialmente nossas crianças, que são mais vulneráveis ​​aos impactos da poluição do ar na saúde. É urgente continuarmos a intensificar as medidas da UE, em nível nacional e local, para proteger as nossas crianças, que não podem se proteger a si próprias. A maneira mais segura de mantê-los seguros é tornar o ar que todos respiramos mais limpo.”

O estudo da EEA analisou 30 países, incluindo os 27 membros da União Europeia, mas não abrangeu grandes nações industrializadas como Rússia, Ucrânia e Reino Unido. Com isso, o número de crianças e adolescentes mortos por causa da poluição do ar deve ser ainda maior do que o levantado pela agência.Os dados da EEA foram destaque também no France24, phys.org, Euronews, Healthy Police Watch e Air Quality News.

ClimaInfo, 26 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.