Clima extremo: monções atrasam na Índia e Malásia sofre com o calor

clima extremo Índia Malásia
E Gokul/BCCL Kozhikode

Enquanto é castigada por uma onda de calor, a Índia agora poderá ver a temporada de monções chegar mais tarde do que o esperado neste ano. Além de atrasar o alívio às temperaturas elevadas e ao calor escaldante, a chegada tardia das chuvas pode retardar o plantio de algumas das principais culturas do país.

A monção deve chegar ao sul do estado de Kerala em 4 de junho, em vez do habitual 1º de junho, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês), informa o Weather Channel. Já o Skymet Weather adiou a data em mais três dias, para 7 de junho, após o ciclone Mocha interromper os fluxos de entrada e varrer a umidade crucial das monções em direção a Mianmar, explica o Hindu Business Line.

Segundo a Bloomberg, o atraso das monções não afetaria a precipitação total que a Índia recebe durante toda a temporada. Entretanto, o início tardio das precipitações pode impactar a chegada das chuvas em outras partes do país, afetando o plantio de culturas de verão como arroz, milho e soja.

Na Malásia, que também vem sofrendo com o calor, o vice-primeiro-ministro do país, Ahmad Zahid Hamidi, disse que o governo não vê necessidade de declarar uma emergência. Entretanto, o governo pode reconsiderar a decisão se a temperatura atingir 40°C.A Malásia e outros países do Sudeste Asiático estão enfrentando temperaturas recordes. A onda de calor que começou em abril continua a atingir a região, seguindo um padrão de aumento do clima extremo, causado pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, reforça a Bloomberg.

ClimaInfo, 17 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.