Estudo avalia impacto da litigância climática no valor das empresas processadas

22 de maio de 2023
litigância climática greenhushing
Dean Mouhtaropoulos/Getty

As empresas que estão sendo processadas na Justiça por suas responsabilidades sobre a crise climática estão sentindo os efeitos no bolso – ou melhor, na bolsa de valores. Um estudo inédito do Grantham Research Institute, da London School of Economics, mostrou que a litigância climática começa a se tornar um risco financeiro para as empresas, especialmente no setor de óleo e gás, com reflexos negativos no preço de suas ações.

O estudo analisou 108 ações judiciais associadas à responsabilização pela mudança do clima entre 2005 e 2021 contra 98 empresas listadas em bolsas de valores dos Estados Unidos e da Europa. Os autores constataram que o ajuizamento de um novo processo ou uma decisão judicial contrária à empresa reduziu seu valor esperado em média 0,41%.

Ainda que a variação seja relativamente pequena, o estudo ressalta que, com os avanços da litigância climática contra a indústria fóssil, o risco financeiro dessas empresas deve aumentar. “Antes não sabíamos se os mercados se importavam com litígios climáticos. Esta é a primeira evidência que sustenta o que se suspeitava até agora: que empresas poluidoras e especialmente grandes empresas de carbono agora enfrentam risco de litígio, além de transição energética e risco físico”, comentou Misato Sato, principal autor do estudo, ao Guardian.

Os pesquisadores esperam que a análise encoraje os credores, reguladores financeiros e governos a considerar o efeito dos litígios climáticos ao tomar decisões de investimento em um futuro mais quente e, em última instância, conduzir a um comportamento corporativo mais ecológico.

Em tempo: A litigância climática pode ser também um caminho para combater o greenwashing de empresas que apresentam propostas vazias de descarbonização. Em artigo publicado na Página22, Roberto S. Waack, Marcelo Furtado, Ana Yang e Heraldo Geres destacaram como o litígio pode impulsionar a regulação governamental e mobilizar a sociedade em torno da implementação de metas climáticas pelas empresas. “A litigância passou a ser usada (…) como um instrumento para pressionar as empresas a serem mais cuidadosas e ativas na implementação de seus compromissos frente às questões da crise climática e da perda da natureza, seja combatendo a comunicação exagerada ou falsa (greenwashing), seja combatendo a falta de posicionamento público adequado, quando uma empresa adota uma postura de silêncio para metas socioambientais e de sustentabilidade (greenhushing)”, escreveram os autores.

ClimaInfo, 23 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar