Latino-americanos confirmam apoio e COP30 deve acontecer em Belém em 2025

28 de maio de 2023
COP30 Belém
Bruna Brandão / MTUR

A realização da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) no Brasil em 2025 ficou virtualmente assegurada na última 6ª feira (26/5), depois do país receber o endosso do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (GRULAC). Assim, considerando o “rodízio” regional adotado pela UNFCCC, o encontro que deverá ocorrer na América Latina acontecerá na cidade brasileira de Belém do Pará.

“O apoio da América Latina e do Caribe à candidatura brasileira demonstra a confiança da região nas credenciais do Brasil para fazer avançar a agenda do combate à mudança do clima. O governo brasileiro está determinado a assumir tal responsabilidade, convicto do potencial do desenvolvimento sustentável como fio condutor da integração regional”, destacou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

A candidatura brasileira para receber a COP30 foi anunciada na COP27, realizada em novembro passado em Sharm el-Sheikh, no Egito. Ainda como presidente eleito, Lula participou da conferência, onde reiterou a pretensão de seu governo em retomar o protagonismo brasileiro nas discussões sobre meio ambiente e clima, totalmente abandonado nos anos Bolsonaro. Outra promessa foi a de realizar a COP em uma cidade amazônica – que, depois, foi confirmada para a capital paraense.

O anúncio do apoio do GRULAC foi feito pelo presidente Lula nas redes sociais, em um vídeo ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, e do chanceler Mauro Vieira. “Já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só fala de Amazônia. Por que então não fazer uma COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia, para verem os rios, as florestas, a fauna?”, disse Lula.

“A COP30 é uma oportunidade para que o Brasil apresente ao mundo uma agenda efetiva de adaptação e mitigação dos efeitos da crise climática”, observou o WWF-Brasil. “Até lá, é preciso que o Brasil reduza drasticamente os números do desmatamento, que adote uma estratégia sólida de transição energética, prevendo a não exploração de petróleo e gás em áreas sensíveis, e que reforce a proteção aos Povos e territórios indígenas”.

A notícia do Brasil como sede da COP30 teve ampla repercussão na imprensa, com manchetes na Agência Brasil, CartaCapital, CNN Brasil, Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo e Valor, além de destaque na AFP, Associated Press, Bloomberg e Reuters.

ClimaInfo, 29 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar