Latino-americanos confirmam apoio e COP30 deve acontecer em Belém em 2025

COP30 Belém
Bruna Brandão / MTUR

A realização da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) no Brasil em 2025 ficou virtualmente assegurada na última 6ª feira (26/5), depois do país receber o endosso do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (GRULAC). Assim, considerando o “rodízio” regional adotado pela UNFCCC, o encontro que deverá ocorrer na América Latina acontecerá na cidade brasileira de Belém do Pará.

“O apoio da América Latina e do Caribe à candidatura brasileira demonstra a confiança da região nas credenciais do Brasil para fazer avançar a agenda do combate à mudança do clima. O governo brasileiro está determinado a assumir tal responsabilidade, convicto do potencial do desenvolvimento sustentável como fio condutor da integração regional”, destacou o Ministério das Relações Exteriores em nota.

A candidatura brasileira para receber a COP30 foi anunciada na COP27, realizada em novembro passado em Sharm el-Sheikh, no Egito. Ainda como presidente eleito, Lula participou da conferência, onde reiterou a pretensão de seu governo em retomar o protagonismo brasileiro nas discussões sobre meio ambiente e clima, totalmente abandonado nos anos Bolsonaro. Outra promessa foi a de realizar a COP em uma cidade amazônica – que, depois, foi confirmada para a capital paraense.

O anúncio do apoio do GRULAC foi feito pelo presidente Lula nas redes sociais, em um vídeo ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, e do chanceler Mauro Vieira. “Já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só fala de Amazônia. Por que então não fazer uma COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia, para verem os rios, as florestas, a fauna?”, disse Lula.

“A COP30 é uma oportunidade para que o Brasil apresente ao mundo uma agenda efetiva de adaptação e mitigação dos efeitos da crise climática”, observou o WWF-Brasil. “Até lá, é preciso que o Brasil reduza drasticamente os números do desmatamento, que adote uma estratégia sólida de transição energética, prevendo a não exploração de petróleo e gás em áreas sensíveis, e que reforce a proteção aos Povos e territórios indígenas”.

A notícia do Brasil como sede da COP30 teve ampla repercussão na imprensa, com manchetes na Agência Brasil, CartaCapital, CNN Brasil, Estadão, Folha, g1, Metrópoles, O Globo e Valor, além de destaque na AFP, Associated Press, Bloomberg e Reuters.

ClimaInfo, 29 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.