Energia renovável deve bater novo recorde de capacidade neste ano, diz IEA

energia renovável
REUTERS/Pedro Nunes

A implantação de nova capacidade de fontes renováveis em 2023 deve bater novo recorde, com aumento de um terço em relação à potência instalada no ano passado. Os dados são de um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) publicado na 5ª feira (1/6).

Segundo a entidade, a expansão está sendo estimulada pelo crescente impulso político às renováveis, por preços mais altos dos combustíveis fósseis e pelas preocupações globais com a segurança energética, e será puxada por uma forte implantação de energia solar fotovoltaica e eólica.

As adições de capacidade renovável em todo o mundo devem aumentar em 107 gigawatts (GW). É o maior incremento absoluto de todos os tempos, chegando a uma implantação de 440 GW renováveis em 2023, destaca a Reuters.

Cerca de dois terços do aumento de potência renovável virá da energia fotovoltaica, com grandes fazendas solares e instalações em telhados tendo um crescimento significativo. Além disso, a capacidade de fabricação de componentes fotovoltaicos também sobe, especialmente na China, relata a AP.

A construção de novos parques eólicos deverá se recuperar após um período de baixo crescimento. No entanto, em contraste com a indústria solar, as cadeias de fornecimento de turbinas eólicas não estão crescendo rápido o suficiente para atender à demanda, disse a agência.

A expansão está ocorrendo nos principais mercados do mundo, como União Europeia, Estados Unidos e Índia. E a China está consolidando sua posição de liderança, aponta a IEA, e deve responder por quase 55% das adições globais de capacidade de energia renovável em 2023 e 2024.

Falando no próximo ano, o crescimento das renováveis deve continuar, com a capacidade total global subindo para 4.500 GW. A potência equivale à produção total de energia de China e Estados Unidos juntos, destaca a agência.

“A crise global de energia mostrou que as energias renováveis ​​são essenciais para tornar o fornecimento de energia não apenas mais limpo, mas também mais seguro e acessível – e os governos estão respondendo com esforços para implantá-las mais rapidamente. Mas é preciso enfrentar alguns desafios importantes. As políticas precisam se adaptar às mudanças nas condições do mercado, e precisamos atualizar e expandir as redes de energia para garantir que possamos aproveitar ao máximo o enorme potencial da energia solar e eólica”, ressaltou Fatih Birol, diretor executivo da IEA. Financial Times e RFI também trataram do novo recorde de renováveis.

ClimaInfo, 2 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.