Rumo à COP28: Conferência de Bonn começa com problemas na definição da agenda de negociação

COP28 discussões Bonn
Claudio Angelo / OC

A nova rodada de negociações climáticas da ONU, iniciada nesta 2ª feira (5/6) em Bonn, na Alemanha, começou ao melhor estilo da diplomacia global do clima: travada. Os negociadores não conseguiram chegar a um entendimento no que seria o item mais básico das conversas: a agenda de negociação para os próximos 10 dias.

“Nunca é bom quando as Partes não conseguem chegar a um acordo sobre algo aparentemente tão simples quanto a agenda das próximas sessões”, comentou Tom Evans, da consultoria E3G, à Reuters. Para ele, a dificuldade dos diplomatas definirem a agenda de negociação em Bonn reflete as questões mal-resolvidas entre os principais blocos de países na Conferência do Clima de Sharm el-Sheikh (COP27), em novembro passado.

A tensão inicial em Bonn foi latente quando os negociadores discutiram a possibilidade de incluir um item de mitigação na agenda de negociação. A proposta é vista como uma tentativa da União Europeia e de outros países em desenvolvimento para cobrar um prazo global para o fim da queima de combustíveis fósseis, o que é rejeitado pelas nações produtoras de petróleo e gás e por grandes consumidores, como a China.

O fim do consumo da energia fóssil também foi levantado pelo secretário-executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiell. “[O fim da queima de combustíveis fósseis] é uma questão que tem atenção global. Como isso se traduz em um item da agenda e um resultado [nas negociações], veremos”, comentou à Associated Press. A equipe do Observatório do Clima dá mais detalhes.

Na abertura das conversas em Bonn, o apelo de Stiell foi mais incisivo. “A mudança climática está se acelerando e estamos ficando para trás em nossas ações para contê-la”, disse o chefe da UNFCCC, citado pelo Guardian. “Às vezes há tensão entre o interesse nacional e o bem comum global. Peço aos negociadores que sejam corajosos, para ver que, ao priorizar o bem comum, você também servirá aos seus interesses nacionais”.

Deutsche Welle, RFI e Um Só Planeta também abordaram a abertura da Conferência de Bonn e os principais pontos de negociação nos próximos dias.Em tempo: Para quem quiser acompanhar a perspectiva da sociedade civil global nas conversas de Bonn, vale a pena conferir o boletim ECO, editado pela Climate Action Network (CAN International). A 1ª edição desta rodada mostra os inúmeros desafios que os países terão que superar para chegar à COP28 de Dubai em condições para viabilizar os objetivos climáticos do Acordo de Paris.

ClimaInfo, 6 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.