Governo dá desconto para substituir caminhões e ônibus mais poluentes

6 de junho de 2023

O programa do governo que inicialmente se destinava apenas a baratear carros – ainda que tentando estimular a venda de veículos com menores emissões – ganhou uma vertente mais coletiva e ambientalmente responsável. O “mecanismo de desconto patrocinado”, proposto na medida provisória 1175/2023, destina R$ 1 bilhão para a troca de caminhões e ônibus com 20 anos ou mais de uso, que têm índices de eficiência energética e de emissões piores do que veículos mais novos. Outros R$ 500 milhões serão destinados a veículos leves, mas sem troca.

O desconto será oferecido por quatro meses, tempo necessário para que a MP perdure sem precisar passar pelo Congresso, ou até o esgotamento dos R$ 1,5 bilhão. Nos primeiros 15 dias, vai beneficiar apenas pessoas físicas – no caso dos carros, o prazo pode ser estendido para até 60 dias. E dos R$ 1 bilhão para veículos pesados, R$ 700 milhões serão para transporte de carga, e R$ 300 milhões, para transporte de passageiros.

No caso dos veículos pesados, o menor crédito, para o menor dos caminhões ou micro-ônibus, será de R$ 33,6 mil. Já o maior será de R$ 99,4 mil, para ônibus e caminhões maiores, pontua o Valor. Para ter direito ao benefício, o proprietário terá de provar que enviou o veículo antigo para desmonte.

“O caminhoneiro ou quem quer comprar um caminhão novo leva o documento que diz que ele comprou um caminhão com mais de 20 anos, licenciado, e o documento que [mostra que] mandou [o veículo] para a reciclagem”, disse o vice-presidente e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Em resposta às críticas de que o programa incentiva veículos com combustível fóssil, o MDIC de Alckmin informou que os carros que saem das fábricas desde o final de 2022 têm eficiência energética 12% superior aos construídos nos cinco anos anteriores.

No caso de caminhões e ônibus, os veículos novos emitem até 98% menos material particulado na atmosfera do que a frota que sairá de circulação, destaca o UOL. A frota nova de caminhões e ônibus é equipada com motor Euro 6, menos poluente e mais eficiente, porém mais caro, explica a epbr.

Para compensar a medida, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, convenceu o presidente Lula a antecipar parcialmente a reoneração do diesel, lembra o Estadão. A volta da cobrança de impostos federais será feita em duas etapas: metade em setembro e a outra metade em janeiro de 2024. Em 90 dias, o governo vai voltar a cobrar R$ 0,11 por litro do diesel, dos R$ 0,35 que haviam sido desonerados.

Agência Brasil, g1, Poder 360, Rede Brasil Atual e O Globo também noticiaram o pacote do governo para veículos mais eficientes.

ClimaInfo, 7 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar