Planos net-zero ainda carecem de credibilidade, indica estudo

planos net-zero
AP Photo / Gerald Herbert

Um levantamento divulgado nesta 2ª feira (12/6) trouxe uma notícia boa e outra ruim para quem se preocupa com o engajamento das grandes empresas com a descarbonização de seus negócios. Por um lado, cresce o número de empresas comprometidas com o chamado net-zero, em linha com o que vem acontecendo desde 2020. Por outro, esses objetivos raramente são apoiados por um plano confiável de implementação, o que esvazia a relevância desses compromissos.

De acordo com a análise Net-Zero Stocktake, realizada pelo Net-Zero Tracker, o número de empresas de capital aberto com compromissos de descarbonização saltou de 417 no final de 2020 para 929 no começo de 2023. O crescimento também foi observado, ainda que de forma mais comedida, entre os governos regionais (73 para 145) e municipais (155 para 252), além dos países (124 para 149). Das mais de 4.000 entidades acompanhadas pelo levantamento, pelo menos 1.475 agora contam com metas net-zero, quase o dobro em relação ao que se tinha há pouco mais de dois anos.

No entanto, esse crescimento não foi acompanhado por uma melhora na integridade dos compromissos net-zero. Segundo o relatório, não se observou nenhum progresso na porcentagem de entidades que atendem aos seis critérios do Race to Zero, iniciativa da ONU para impulsionar a descarbonização no nível subnacional e na iniciativa privada. Esses critérios são: 1) definir uma promessa específica de zero líquido (até 2050 para os países da OCDE); 2) incluir todos os escopos das emissões (diretas, indiretas e do consumo de energia); 3) esclarece as condições sobre o uso de offset; 4) publicar um plano com roteiro para atingir metas intermediárias e de longo prazo; 5) implementar ações imediatas para viabilizar os compromissos; e 6) publicar relatórios anuais de progresso das ações e cumprimento das metas. Em todos os tipos de atores, não houve mudança desde junho de 2022, quando o primeiro relatório foi publicado: 3% dos estados e regiões (4 de 145) e cidades (7 de 252), e 4% das empresas (38 das 929).

A falta de concretude dos compromissos net-zero é agravada pelo percentual de entidades que ainda seguem distantes dessa discussão. Segundo o levantamento, quatro países-membros da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) ainda não possuem metas de descarbonização. Nos 25 maiores emissores, 439 estados e regiões, 766 grandes cidades e 734 das maiores empresas de capital aberto seguem sem qualquer tipo de compromisso net-zero.

Associated Press e Reuters destacaram os principais pontos do estudo.

ClimaInfo, 13 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.