Planos net-zero ainda carecem de credibilidade, indica estudo

12 de junho de 2023
planos net-zero
AP Photo / Gerald Herbert

Um levantamento divulgado nesta 2ª feira (12/6) trouxe uma notícia boa e outra ruim para quem se preocupa com o engajamento das grandes empresas com a descarbonização de seus negócios. Por um lado, cresce o número de empresas comprometidas com o chamado net-zero, em linha com o que vem acontecendo desde 2020. Por outro, esses objetivos raramente são apoiados por um plano confiável de implementação, o que esvazia a relevância desses compromissos.

De acordo com a análise Net-Zero Stocktake, realizada pelo Net-Zero Tracker, o número de empresas de capital aberto com compromissos de descarbonização saltou de 417 no final de 2020 para 929 no começo de 2023. O crescimento também foi observado, ainda que de forma mais comedida, entre os governos regionais (73 para 145) e municipais (155 para 252), além dos países (124 para 149). Das mais de 4.000 entidades acompanhadas pelo levantamento, pelo menos 1.475 agora contam com metas net-zero, quase o dobro em relação ao que se tinha há pouco mais de dois anos.

No entanto, esse crescimento não foi acompanhado por uma melhora na integridade dos compromissos net-zero. Segundo o relatório, não se observou nenhum progresso na porcentagem de entidades que atendem aos seis critérios do Race to Zero, iniciativa da ONU para impulsionar a descarbonização no nível subnacional e na iniciativa privada. Esses critérios são: 1) definir uma promessa específica de zero líquido (até 2050 para os países da OCDE); 2) incluir todos os escopos das emissões (diretas, indiretas e do consumo de energia); 3) esclarece as condições sobre o uso de offset; 4) publicar um plano com roteiro para atingir metas intermediárias e de longo prazo; 5) implementar ações imediatas para viabilizar os compromissos; e 6) publicar relatórios anuais de progresso das ações e cumprimento das metas. Em todos os tipos de atores, não houve mudança desde junho de 2022, quando o primeiro relatório foi publicado: 3% dos estados e regiões (4 de 145) e cidades (7 de 252), e 4% das empresas (38 das 929).

A falta de concretude dos compromissos net-zero é agravada pelo percentual de entidades que ainda seguem distantes dessa discussão. Segundo o levantamento, quatro países-membros da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) ainda não possuem metas de descarbonização. Nos 25 maiores emissores, 439 estados e regiões, 766 grandes cidades e 734 das maiores empresas de capital aberto seguem sem qualquer tipo de compromisso net-zero.

Associated Press e Reuters destacaram os principais pontos do estudo.

ClimaInfo, 13 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar