União Europeia promete 30 milhões de euros para o Fundo Amazônia

acordo mercosul UE
Agência Brasil

Em visita ao Brasil, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reuniu-se com o presidente Lula na 2ª feira (12/6). A principal pauta do encontro, claro, era o acordo entre União Europeia e Mercosul, travado há anos e que gerou atritos após novas exigências do bloco liderado por Von der Leyen. Mas, de quebra, ela anunciou uma contribuição para o Fundo Amazônia.

A promessa de doar 20 milhões de euros – cerca de R$ 110 milhões – foi feita por Von der Leyen ao lado de Lula. Simultaneamente, a chefe da Comissão Europeia lembrou o compromisso assumido pelo presidente de zerar o desmatamento no Brasil até 2030, informa o g1.

Além dos recursos anunciados por Von der Leyen para o fundo, o plano de investimento internacional da UE prevê o repasse de mais de 400 milhões de euros para ações de combate ao desmatamento e ao uso inadequado da terra na Amazônia, lembra a Agência Brasil. “A Amazônia é uma maravilha da natureza e é aliada fundamental contra o aquecimento global”, disse ela.

Outro foco do bloco europeu no Brasil é a produção de hidrogênio verde. Por isso, a chefe da Comissão Europeia anunciou um investimento de 2 bilhões de euros (R$ 10,5 bilhões) na produção do combustível no país. Segundo o Estadão, é parte dos planos do bloco buscar reduzir a dependência e o uso de combustíveis fósseis.Quanto às negociações do acordo, a conversa entre Von der Leyen e Lula parece não ter trazido novidades. O presidente cobrou novamente o fim das desconfianças da UE em relação ao Brasil e reclamou de potenciais sanções ao agronegócio brasileiro, de acordo com o Estadão, com as novas regras antidesmatamento criadas pelo bloco. Já a chefe da Comissão Europeia disse que as negociações devem transcorrer ao menos até o fim do ano, quando espera que o acordo possa ser assinado.

ClimaInfo, 13 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.