Índia e Paquistão retiram 170 mil pessoas da rota do ciclone Biparjoy

ciclone Biparjoy

O ciclone Biparjoy – “desastre” em bengali – atingiu a costa da Índia e do Paquistão na 5ª feira (15/6). O ciclone deve passar por partes do estado indiano de Gujarat e da província paquistanesa de Sindh. Antes da chegada da tempestade, mais de 170 mil pessoas tinham sido evacuadas nos dois países.

O departamento meteorológico da Índia confirmou que a forte tempestade atingiu o oeste do país por volta das 18h30 de quinta e provavelmente se moveria para o nordeste. A velocidade do vento chegou a 140 km/h, informou a agência meteorológica. A expectativa era que o ciclone cruzaria os distritos de Kutch e Saurashtra, seguindo para a capital financeira costeira do Paquistão, Karachi, relata a Bloomberg.

Os meteorologistas dizem que Biparjoy pode ser a pior tempestade da região em 25 anos, informa a BBC. Alok Pandey, oficial encarregado pelas operações de socorro em Gujarat, disse que a velocidade do vento esperada seria de níveis “muito perigosos”.

Cinco pessoas morreram em incidentes relacionados ao ciclone, mesmo antes de sua chegada ao continente. Três meninos morreram afogados na costa de Mumbai e uma mulher morreu em um acidente causado por fortes ventos em Gujarat. As equipes de resgate estavam procurando por outra pessoa que se afogou em Mumbai, segundo a AP.

No Paquistão, Biparjoy chega após o país sofrer com chuvas devastadoras no ano passado, que inundaram cerca de um terço do país, mataram 1.700 pessoas, deslocaram milhões e causaram cerca de US$ 30 bilhões em perdas e danos. Isso complicará ainda mais os esforços do país para reativar a economia.

Segundo especialistas, as mudanças climáticas estão causando um aumento de ciclones na região do Mar Arábico. Isso reforça a urgência de adaptação aos desastres naturais, reiteram.Bloomberg, Reuters, AP, Guardian e Al Jazeera acompanharam a chegada do ciclone Biparjoy a Índia e Paquistão.

ClimaInfo, 16 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.