Europa é o continente de mais rápido aquecimento no mundo, mostra levantamento

Europa ondas de calor
Phys.org

A Europa é o continente de aquecimento mais rápido do mundo, mostra um relatório conjunto da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia. O continente está aquecendo duas vezes mais que a média global desde a década de 1980.

O aquecimento disparou desde os anos 1990, quebrando recordes de temperatura em várias ocasiões, relata o Euronews. Algumas áreas do continente sofreram mudanças mais extremas do que outras. Foram registradas temperaturas cerca de 2°C acima da média em grande parte da Europa Ocidental e superiores a 3,5°C em regiões próximas ao Ártico.

Além disso, a Europa teve o verão mais quente de sua história no ano passado. O continente aqueceu 2,3°C acima da média pré-industrial em 2022, segundo o mesmo relatório. E as expectativas para o verão de 2023, que começa nesta 4ª feira (21/6), são de ainda mais calor do que no ano passado.

Em 2022, as temperaturas da superfície do mar atingiram recordes, e também houve um derretimento sem precedentes das geleiras, explica a Bloomberg. Houve 16.365 mortes, principalmente relacionadas a ondas de calor, com US$ 2 bilhões em danos, em grande parte relacionados a inundações e tempestades.

“Infelizmente, isso não pode ser considerado uma ocorrência pontual ou uma estranheza do clima”, disse Carlo Buontempo, diretor do Copernicus, informa a CNN. Ele acrescentou que a compreensão atual do sistema climático “nos informa que esses tipos de eventos fazem parte de um padrão que tornará os extremos de estresse térmico mais frequentes e intensos em toda a região”.

O aquecimento recorde na Europa foi noticiado por RFI, Forbes, phys.org, Reuters, ABC e UN News.

ClimaInfo, 21 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.