Mortes não param de subir na Índia com nova onda de calor

Índia mortes por calor
Rajesh Kumar Singh / AP

Já são quase 170 os mortos em decorrência da mais recente onda de calor a atingir a Índia. As mortes foram registradas em regiões de Uttar Pradesh e Bihar, os dois estados mais populosos do país. Os hospitais estão sobrecarregados e os necrotérios lotados.

Em Uttar Pradesh, no norte indiano, 119 pessoas morreram de doenças relacionadas ao calor nos últimos dias. Bihar registrou 47 mortes, de acordo com notícias locais e autoridades de saúde. São dois dos estados mais pobres do país, de acordo com o relatório Multidimensional Poverty Index, informa a Euronews.

“Tantas pessoas estão morrendo de calor que não temos um minuto para descansar”, disse Jitendra Kumar Yadav, motorista de carro fúnebre na cidade de Deoria, a 110 quilômetros de Ballia, em Uttar Pradesh. “No domingo, carreguei 26 cadáveres.”

O maior hospital de Ballia não consegue acomodar mais pacientes. Autoridades disseram que o necrotério estava cheio, depois que 54 pessoas, todas idosas e com problemas de saúde, morreram durante a onda de calor, detalha a AP. Algumas famílias foram solicitadas a levar os corpos de seus parentes para casa.

As regiões do norte da Índia são conhecidas pelo calor sufocante durante o verão – que, vale lembrar, começa somente nesta 4ª feira (21/6). Entretanto, as temperaturas têm estado consistentemente acima do normal, de acordo com o Departamento Meteorológico Indiano.

O governo federal anunciou o envio de equipes para ajudar e aconselhar os estados afetados pelo calor, disse o ministro da Saúde indiano, Mansukh Mandaviya. Apesar das evidências, autoridades têm resistido a conectar diretamente a alta umidade e temperaturas em torno de 44oC ao aumento de fatalidades, e os dados oficiais são limitados, ressalta a Bloomberg.

A situação – que não é nova e vem se tornando cada vez mais frequente – remete ao romance “The Ministry for the Future”, de Kim Stanley Robinson. No livro, a Índia vive uma devastadora onda de calor e alta umidade. A alta demanda por ar condicionado causa falta de energia, e apenas aqueles com geradores podem se manter vagamente refrescados. Milhões morrem, deixando a nação traumatizada e lutando para se proteger de mais sofrimento.

As mortes provocadas pela mais recente onda de calor na Índia foram noticiadas por France24, Bloomberg, Al Jazeera e AP.

ClimaInfo, 21 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.