Mortes não param de subir na Índia com nova onda de calor

20 de junho de 2023

Já são quase 170 os mortos em decorrência da mais recente onda de calor a atingir a Índia. As mortes foram registradas em regiões de Uttar Pradesh e Bihar, os dois estados mais populosos do país. Os hospitais estão sobrecarregados e os necrotérios lotados.

Em Uttar Pradesh, no norte indiano, 119 pessoas morreram de doenças relacionadas ao calor nos últimos dias. Bihar registrou 47 mortes, de acordo com notícias locais e autoridades de saúde. São dois dos estados mais pobres do país, de acordo com o relatório Multidimensional Poverty Index, informa a Euronews.

“Tantas pessoas estão morrendo de calor que não temos um minuto para descansar”, disse Jitendra Kumar Yadav, motorista de carro fúnebre na cidade de Deoria, a 110 quilômetros de Ballia, em Uttar Pradesh. “No domingo, carreguei 26 cadáveres.”

O maior hospital de Ballia não consegue acomodar mais pacientes. Autoridades disseram que o necrotério estava cheio, depois que 54 pessoas, todas idosas e com problemas de saúde, morreram durante a onda de calor, detalha a AP. Algumas famílias foram solicitadas a levar os corpos de seus parentes para casa.

As regiões do norte da Índia são conhecidas pelo calor sufocante durante o verão – que, vale lembrar, começa somente nesta 4ª feira (21/6). Entretanto, as temperaturas têm estado consistentemente acima do normal, de acordo com o Departamento Meteorológico Indiano.

O governo federal anunciou o envio de equipes para ajudar e aconselhar os estados afetados pelo calor, disse o ministro da Saúde indiano, Mansukh Mandaviya. Apesar das evidências, autoridades têm resistido a conectar diretamente a alta umidade e temperaturas em torno de 44oC ao aumento de fatalidades, e os dados oficiais são limitados, ressalta a Bloomberg.

A situação – que não é nova e vem se tornando cada vez mais frequente – remete ao romance “The Ministry for the Future”, de Kim Stanley Robinson. No livro, a Índia vive uma devastadora onda de calor e alta umidade. A alta demanda por ar condicionado causa falta de energia, e apenas aqueles com geradores podem se manter vagamente refrescados. Milhões morrem, deixando a nação traumatizada e lutando para se proteger de mais sofrimento.

As mortes provocadas pela mais recente onda de calor na Índia foram noticiadas por France24, Bloomberg, Al Jazeera e AP.

ClimaInfo, 21 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar