Calor extremo leva populações do Hemisfério Norte ao limite da sobrevivência

Hemisfério Norte calor extremo
Eduardo Briones / Europa Press via AP

Não há lugar imune no Hemisfério Norte neste início de verão quando se trata de altas temperaturas, intensificadas pela crise climática. Na Ásia, Índia e China sofrem com o clima extremo. Na América do Norte, o calor não dá trégua no México e agora chega aos Estados Unidos. E na Europa, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido sofrem com termômetros em elevação e deixam a desejar no cuidado de populações vulneráveis ao calor.

No fim de semana, chuvas fortes cobriram o norte da Índia, o que trouxe uma trégua muito necessária à onda de calor que devastou a região. Com a expectativa de que as temperaturas permaneçam altas, o calor crescente destacou como milhões de pessoas no país mais populoso do mundo estão entre os mais vulneráveis ​​aos efeitos da crise climática. A chuva torrencial do fim de semana em Uttar Pradesh foi uma mudança bem-vinda para o estado de 220 milhões de habitantes. Na semana passada, algumas áreas registraram 47oC, matando 44 pessoas e afetando a saúde de milhares, relata a CNN.

O calor também vem batendo recordes no norte da China. Pela primeira vez na história, temperaturas acima de 40oC foram registradas em Pequim, capital do país, por três dias consecutivos, ressalta o Guardian, que mostra, em imagens, a estratégia dos chineses para lidar com as altas temperaturas. E 3 milhões de hectares de terras agrícolas chinesas vêm sofrendo com seca, mostra a Reuters.

No continente americano, o calor extremo e prolongado deve continuar nos estados do sul dos EUA e do México, informa o Guardian. A onda de calor que causou temperaturas recordes no Texas nas últimas duas semanas, como mostra a CBS, vai se estender a Oklahoma, Arkansas, Missouri e Louisiana.

E na Europa, os efeitos do calor vão do norte ao sul do continente. Na Inglaterra, o clima quente mais cedo do que o normal levou a demanda por água a níveis recordes. Uma concessionária proibiu o uso de mangueiras para garantir o abastecimento de água potável, e outras estão sentindo a pressão. É um alerta de um aperto que provavelmente ocorrerá com mais regularidade à medida que ondas de calor, mudanças nos padrões de chuva e infraestrutura centenária estressam o sistema, explica a Bloomberg.

Os britânicos já foram avisados ​​para esperar mais calor no próximo mês, durando até 14 dias e subindo para 40oC, alerta o Mirror. Após o calor extremo recente, a Weather Company diz que mais temperaturas altas são esperadas no início e no final de julho.

No fim de semana, autoridades da Itália emitiram um alerta de onda de calor para 14 cidades, pedindo às pessoas vulneráveis ​​que evitassem atividades ao ar livre. São esperadas temperaturas acima de 40°C em algumas partes do país. Segundo o Euronews, o “alerta laranja” de calor foi emitido para as cidades de Ancona, Bolonha, Bolzano, Brescia, Campobasso, Florença, Frosinone, Latina, Perugia, Pescara, Rieti, Roma, Trieste e Verona.

No nordeste da Espanha, a preocupação é com os incêndios florestais, devido à combinação letal de seca prolongada, temperaturas recordes e florestas cada vez mais densas, incapazes de se adaptar a um clima em rápida mudança, detalha a AP.

Outra preocupação é com as populações vulneráveis. Pessoas com deficiência na Espanha foram afetadas desproporcionalmente por extremos de calor sem precedentes, mostra um relatório da Human Rights Watch (HRW). Segundo o documento, detalhado por Reuters e Euronews, as pessoas com deficiência enfrentam risco de morte, problemas de saúde física, social e mental devido ao calor extremo, especialmente se “deixadas para lidar com temperaturas perigosas por conta própria” – um claro recado para o governo espanhol.Talvez por conta disso, o governo alemão está lançando uma campanha contra as mortes por ondas de calor. O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, disse que a Alemanha está aprendendo lições com a França, que implementou inúmeras medidas após uma onda de calor devastadora em 2003 que causou cerca de 15.000 mortes no país, relata a AP.

ClimaInfo, 27 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.