Incêndios florestais resistem e seguem causando devastação no Canadá

Canadá incêndios florestais
Bloomberg

Os incêndios florestais no Canadá não dão trégua e já se tornaram históricos. Os resíduos das queimadas nas florestas que continuam afetando cidades canadenses e regiões dos Estados Unidos também já atravessam o Oceano Atlântico, cobrindo partes da Europa.

De acordo com estatísticas do Canadian Interagency Forest Fire Center, é a maior temporada de incêndios florestais no registro moderno do país. Nos sete dias que terminaram no domingo (25/6), mais de 1,4 milhão de hectares – quase 10 vezes a área da cidade de São Paulo – queimaram, ou 69% de uma temporada cheia média no país.

A contagem de terras queimadas neste ano chegou a 7,2 milhões de hectares (a soma dos territórios dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas). O número superou todo o ano de 1995, quando os incêndios devastaram 7,1 milhões de hectares, até então a maior temporada de incêndios da história moderna do Canadá, explica o Washington Post.

Partes do leste de Ontário e áreas rurais ao norte de Toronto foram cobertas por alertas de qualidade do ar no domingo, informa o Global News. Uma declaração de qualidade do ar foi emitida pelo Environment Canada para grandes partes do norte de Ontário. Avisos de poluição atmosférica estavam em vigor em partes de Quebec, na fronteira com Ontário.

Fumaça e neblina persistem em várias partes da América do Norte, destaca o New York Times. E o ar poluído dos incêndios florestais em todo o Canadá continuam a se espalhar por vários locais dos Estados Unidos – embora aparentemente menos do que o registrado no início de junho.

Partes da Europa Ocidental, do outro lado do Atlântico, também foram atingidas pela fumaça, que permanece alta na atmosfera e por isso não há indícios de que esteja afetando a qualidade do ar. Segundo a Bloomberg, para os europeus, o impacto só pode ser visto em céus particularmente límpidos durante o nascer e o pôr do sol, de acordo com o Met Office do Reino Unido.

Além da tragédia ambiental e climática, o fogo no Canadá registra uma ironia: parte do carbono lançado na atmosfera vem de vegetação queimada em um projeto de compensação de carbono – BigCoast Forest Climate Initiative –, segundo a Bloomberg.

“Cerca de 100 hectares de nosso projeto de 40.000 hectares foram incendiados”, disse Domenico Iannidinardo, vice-presidente sênior de florestas e clima da Mosaic Forest Management Corporation, que administra o projeto. Parece pouco, mas é uma área equivalente a cerca de 140 campos de futebol.

ClimaInfo, 27 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.