Mudança climática aumenta risco de doenças virais transmitidas por mosquitos na Europa

Europa mosquitos
AP Photo / Rick Bowmer

Um novo estudo revelou que a mudança climática está aumentando o risco de doenças virais transmitidas por mosquitos na Europa. De acordo com as descobertas do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), os mosquitos estão se espalhando para novas áreas da Europa devido às mudanças climáticas. O aumento da temperatura média e as condições climáticas favoráveis estão permitindo que esses insetos prosperem em regiões onde antes não eram comuns.

Os mosquitos são conhecidos por transmitirem doenças graves, como a dengue, a febre chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental, e o estudo alerta que essas doenças estão se tornando uma preocupação crescente no continente europeu. Segundo a análise, os mosquitos transmissores dessas doenças estão se adaptando a climas mais frios e encontrando condições adequadas para sobreviver e se reproduzir em países europeus. Essas espécies são particularmente preocupantes, pois são vetores eficientes de várias doenças virais perigosas.

O estudo destaca que o aumento das temperaturas e a expansão geográfica dos mosquitos estão levando a um aumento do número de “dias de mosquito” na Europa. Isso significa que há uma maior janela de tempo durante o ano em que as populações de mosquitos estão ativas, aumentando assim as oportunidades de transmissão de doenças.

Além disso, o estudo destaca que a mudança climática também está afetando a dinâmica das doenças transmitidas por mosquitos. Por exemplo, o período de incubação dos vírus pode ser encurtado em climas mais quentes, acelerando o tempo entre a picada de um mosquito infectado e o início dos sintomas em humanos.

Essas descobertas são motivo de preocupação para as autoridades de saúde pública, que estão se preparando para enfrentar o aumento das doenças transmitidas por mosquitos na Europa. Medidas de controle de mosquitos, vigilância epidemiológica e educação pública sobre a prevenção de picadas de mosquitos são algumas das estratégias sugeridas para lidar com esse desafio crescente.

O estudo foi abordado por diversos veículos, como Associated Press, Axios, BBC, POLITICO e Reuters, entre outros.

ClimaInfo, 27 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.