Indígenas pedem ação do governo para proteger Povos Isolados

Povos Indígenas Isolados
Guilherme Gnipper / FPEYY / Funai / 2016

Integrantes da Equipe de Apoio aos Povos Indígenas Livres (EAPIL) do Conselho Missionário Indigenista (CIMI) se reuniram com representantes da FUNAI e do Ministério Público Federal e pediram mais ações para a proteção dos Povos em isolamento voluntário, principalmente aqueles que estão em territórios não demarcados.

De acordo com a EAPIL, existem registros da existência de 117 Povos Isolados apenas na Amazônia; no entanto, desse total, somente 28 são reconhecidos como tal pela FUNAI. Isso significa que mais de 80 grupos indígenas em isolamento voluntário não são considerados pelo poder público, o que ameaça sua sobrevivência.

“Estamos pedindo uma ação por parte desses órgãos para proteger os Povos em isolamento voluntário, principalmente os que estão em territórios não demarcados. Para os Povos que estão dentro de terras demarcadas, a gente tem cobrado que seja feita a proteção dos territórios”, explicou Gilderlan Rodrigues, coordenador da EAPIL.

O perigo aos Povos Indígenas também é observado dentro dos territórios já demarcados. O Jornal Nacional (TV Globo) noticiou que a Polícia Federal prendeu nove pessoas e destruiu serrarias e fornos instalados dentro da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão. Os agentes da PF, acompanhados por equipes do IBAMA e do ICMBio, apreenderam também o equivalente a 45 caminhões carregados de madeira extraída ilegalmente do território. A Terra Araribóia é a maior do Maranhão, ocupando mais de 410 mil hectares e abrigando quase 10 mil indígenas Guajajara e Awá Guajá.

Em tempo: A Folha destacou como a tese do marco temporal, que tenta impor restrições aos Direitos Originários dos Povos Indígenas por sua terra, pode beneficiar um grupo de grandes fazendeiros no Mato Grosso autuados por infrações ambientais e invasões no território Batelão, do Povo Kayabi. Entre os invasores, estão o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, e um antecessor dele, Marino José Franz.

ClimaInfo, 28 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.