A corrida das grandes potências pelo lítio, essencial para baterias elétricas

3 de julho de 2023
lítio baterias elétricas
Carla Gottgens / Bloomberg

A atenção crescente da indústria automobilística ao desenvolvimento e à produção de carros elétricos está causando uma verdadeira disputa por fornecedores ao redor do mundo, especialmente dos chamados metais críticos. Montadoras de China, Estados Unidos e Europa estão “raspando o tacho” das minas atuais e investindo pesado na prospecção de novas áreas de mineração ao redor do mundo.

Um dos minerais críticos mais importantes para os veículos elétricos é o lítio, que serve como base para a atual tecnologia de baterias elétricas recarregáveis. Como o NY Times assinalou, montadoras como General Motors e Ford estão explorando novas áreas potenciais para retirada de lítio, inclusive na América do Sul, em países como Argentina e Chile. A escassez das reservas atuais de lítio força as empresas a disputar até mesmo minas menores, mesmo que sob um custo proporcionalmente maior.

Os norte-americanos repetem a estratégia chinesa dos últimos anos: vasculhar novas áreas nos rincões mais afastados do mundo. Um dos focos da busca da China por lítio foi a África – uma aposta que, segundo a Bloomberg, deve vingar. Isso porque, graças em grande parte aos investimentos chineses, a produção de lítio no continente deve aumentar significativamente nos próximos anos: a África, que hoje representa mero 1% da produção global, deve responder por 12% da oferta de lítio em cinco anos, beneficiando principalmente as montadoras chinesas.

O Financial Times contextualizou a movimentação chinesa por lítio no mercado global dentro dos objetivos do regime de Xi Jinping para atingir a “independência energética” do país nas próximas décadas. Assim, de montadoras de automóveis a fabricantes de alimentos, diversos setores estão correndo para investir e se beneficiar com a tecnologia das baterias elétricas, a um montante estimado em US$ 7 trilhões até 2040.

O Washington Post destacou a reação de europeus e norte-americanos aos avanços da China na busca por lítio e outros minerais críticos.

Em tempo: Não é apenas o lítio que desperta a cobiça da indústria de energia renovável. De acordo com a Bloomberg, o apetite global por painéis solares fotovoltaicos está resultando na escassez de outro metal essencial para esses equipamentos – a prata. Em 2014, a indústria de painéis representava 5% da demanda global por prata; neste ano, a expectativa é de que o setor represente pelo menos 14% do consumo do metal. O aumento da procura não está sendo compensado pelo lado da oferta: enquanto a demanda deve crescer 4% em 2023, a produção espera aumentar apenas 2%.

ClimaInfo, 4 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar