Ciclone mata três no RS e em SP; mudanças climáticas tornam eventos mais frequentes

13 de julho de 2023
ciclone extratropical RS morte
Isa Severo / RBS TV

A formação de mais um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta semana trouxe fortes chuvas e rajadas de vento em boa parte da região Sul do Brasil, com reflexos em outros estados. Além da destruição registrada desde a última 3ª feira (11/7), três mortes foram confirmadas ontem (13).

A primeira vítima estava no município de Rio Grande, no sul do RS, conta o g1, onde os ventos chegaram a 140 km/h. As outras duas mortes aconteceram em São Paulo, em São José dos Campos, e em Itanhaém, também reportadas pelo g1 (aqui e aqui). Estadão e Folha abordaram os reflexos do ciclone no território paulista.

Em Santa Catarina, as rajadas foram ainda mais fortes, atingindo a velocidade de 146 km/h na região serrana. O número de unidades consumidoras sem energia elétrica chegou a 300 mil no estado.

A ocorrência de ciclones extratropicais não é rara, mas eles têm aparecido mais. Isso porque os ciclones encontram condições mais propícias para se formarem em um planeta mais quente e sob padrões climáticos mais instáveis. “É normal nessa época do ano ter ciclone, mas justamente por conta das mudanças climáticas e do aquecimento global os eventos extremos estão ficando mais frequentes”, destacou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, ao g1. Um dos fatores é o aquecimento da Antártica, o que por sua vez altera a dinâmica entre ventos quentes e frios, conta o UOL.

Mesmo com a perda gradual de força do ciclone, o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) manteve o alerta de alto risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra em RS e SC. As áreas de maior risco são a região metropolitana de Porto Alegre, a grande Florianópolis e o sul catarinense. CNN Brasil, Folha e O Globo, entre outros, deram mais informações.

ClimaInfo, 14 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar