Cérbero, Caronte… um desavisado poderia achar que voltamos aos tempos mitológicos da Grécia Antiga. Mas, ao invés do cão de três cabeças e do barqueiro que leva almas para o mundo dos mortos, estamos falando de duas ondas massivas de calor que assolam boa parte da Europa.
A situação é particularmente preocupante no sul da Europa, ao longo do Mediterrâneo, com a onda de calor Cérbero. A Reuters alerta para os riscos de saúde decorrentes do calor intenso esperado para diversas áreas na Espanha, Itália, Grécia e Chipre, onde as temperaturas máximas atingiram 44oC.
Em Atenas, as autoridades gregas chegaram a fechar a Acrópolis para “proteger os turistas” do sol intenso na última 6ª feira (14/7); lá, de acordo com o Guardian, os termômetros registraram máxima de 48oC. Nem mesmo a noite garantirá conforto aos gregos: segundo a Bloomberg, a expectativa é de que a temperatura mínima não fique abaixo de desconfortáveis 25oC. Associated Press, Reuters e Washington Post também repercutiram o impacto do calor na Grécia.
Na Itália, o cenário é parecido. Segundo o Guardian, 16 cidades italianas receberam alertas de calor, incluindo Roma, Florença e Bolonha. Na Sicília e na Sardenha, a temperatura pode atingir incríveis 49oC nos próximos dias, o que seria a mais alta temperatura já registrada no continente europeu.
“Nunca experimentei um calor tão ruim – não é normal”, disse Massimo Borgia, um jornaleiro de Roma, ao Guardian. “Tivemos fortes chuvas em junho e, de repente, fez 40oC. Agora eles [meteorologistas] dizem que vai ser ainda pior na próxima semana”.
De fato, a expectativa é de que o calor siga intenso, especialmente na península italiana, com a chegada de uma nova onda de calor, batizada de Caronte. As autoridades italianas estão preocupadas com os efeitos do calor não apenas na população local, mas também nos milhões de turistas que o país recebe neste verão – o primeiro 100% sem restrições sanitárias desde a pandemia. BBC, Bloomberg e NY Times abordaram a situação na Itália.
Já na Espanha, o cenário é mais grave nas Ilhas Canárias. Incêndios florestais se espalharam por diversos pontos, consumindo uma área de cerca de 4,5 mil hectares. Mais de 2 mil pessoas foram evacuadas neste final de semana depois que o fogo avançou sobre residências e hotéis. “O fogo se espalhou muito rápido, está fora de controle”, disse o presidente regional das Canárias, Fernando Clavijo. A notícia é da Associated Press e Reuters.
A Bloomberg destacou a situação na França, onde acontece a tradicional Volta da França, a competição de ciclismo mais prestigiosa do mundo. Os ciclistas estão apelando para coletes com gelo para resistir ao calor na preparação para as corridas. Além dos coletes, os ciclistas também estão utilizando roupas especiais que mantêm o corpo resfriado e bebendo um fluxo constante de bebidas geladas.
O calor intenso europeu foi abordado no Brasil por g1, O Globo e Valor.
ClimaInfo, 17 de julho de 2023.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.