União Europeia prepara ofensiva por novas metas de mitigação na COP28

UE metas climáticas
Barcelona "abrigo climático" REUTERS / Albert Gea

Os países da União Europeia estão discutindo a possibilidade de uma nova revisão dos compromissos climáticos do bloco sob o Acordo de Paris como uma maneira de pressionar outras nações a fazer o mesmo até a Conferência do Clima de Dubai (COP28), no final do ano.

De acordo com a Reuters, um rascunho em debate propõe aumentar o corte de emissões de 55% para 57% até 2030 em relação a 1990. A nova meta seria viabilizada pela implementação plena de políticas recentes anunciadas pela UE para reduzir suas emissões de carbono, como a expansão mais acelerada de fontes renováveis de energia e restrições mais rígidas às atividades e às empresas mais poluidoras.

A ideia da UE é “dar o exemplo” e pressionar outros países a fazer o mesmo nos próximos meses, em linha com o que vem sendo defendido pelo bloco desde a COP27 de Sharm el-Sheikh, no ano passado. Na ocasião, os países europeus propuseram um compromisso para que as partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC) apresentassem novos compromissos de mitigação mais ambiciosos. 

Mais recentemente, em junho passado, a UE voltou à carga durante o encontro intersessional dos órgãos subsidiários da UNFCCC em Bonn, na Alemanha. A proposta de um Programa de Trabalho de Mitigação irritou os países em desenvolvimento, que acusaram os governos ricos de tergiversar de seus compromissos financeiros. Ao final, a proposta ficou de fora da agenda de negociação.

Mas nem todos na UE estão no mesmo barco. De acordo com a Bloomberg, seis países europeus – Polônia, Lituânia, Hungria, Itália, Eslováquia e Romênia – estão resistindo à ideia de mexer nas metas climáticas do bloco, sob o temor de criar ainda mais restrições que possam prejudicar suas economias.

O Financial Times também abordou a movimentação da UE para revisar suas metas climáticas antes da COP28.

ClimaInfo, 18 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.