O que o consumo de carne tem a ver com andar de carro? Se o assunto for emissões de gases de efeito estufa, tudo. Se os consumidores do Reino Unido reduzissem a quantidade de carne que comem, equivaleria a retirar 8 milhões de carros das ruas. E se adotassem uma dieta vegana, as emissões cairiam 75%.
Os números fazem parte de uma pesquisa da Universidade de Oxford publicada na Nature Food. Segundo os cientistas, trata-se do cálculo mais confiável de como o que comemos afeta nosso planeta. E é o primeiro estudo a identificar a diferença entre dietas com alto e baixo teor de carne nas emissões de gases de efeito estufa, relata a BBC, em matéria reproduzida por g1 e MSN.
Para a pesquisa, foram entrevistadas 55 mil pessoas. Elas foram divididas em cinco grupos: quem come muita carne (mais de 100g de carne por dia, o que equivale a um hambúrguer grande); quem come pouca carne (50g ou menos, aproximadamente duas salsichas pequenas); pescetarianos; vegetarianos; e veganos.
O que o estudo mostra é que a dieta de alguém que come muita carne produz uma média de 10,24 kg por dia de gases de efeito estufa. Quem come pouca carne produz quase metade disso, 5,37 kg por dia. E no caso das dietas veganas, o valor é novamente reduzido pela metade, chegando a 2,47 kg por dia.
“Se todos no Reino Unido que são grandes consumidores de carne reduzissem a quantidade de carne que comem, faria uma grande diferença. Você não precisa erradicar completamente a carne da sua dieta”, explica Peter Scarborough, professor de Oxford que liderou a pesquisa.
Guardian, New York Times e Folha também trataram do estudo.
ClimaInfo, 25 de julho de 2023.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.