Confirmado: julho/23 é o mês mais quente já registrado

calor extremo 2023
Pixabay

Um estudo alemão indicou hoje (27) que a temperatura média global do mês de julho de 2023 está prevista para ficar 1,3°C a 1,7 °C acima da temperatura média de julho antes de os seres humanos começarem a aquecer o planeta por meio da queima de combustíveis fósseis. Ela será 0,2°C mais quente do que foi em julho de 2019, que é o recorde atual, o que significa que agora é praticamente certo que julho de 2023 estabelecerá um novo recorde de temperatura global.

As informações são da análise de Karsten Haustein, cientista climático da Universidade de Leipzig. Ele constatou que a temperatura média global próxima à superfície em julho excederá o julho mais quente anterior por uma margem considerável. Usando dados de previsão até o final do mês, a análise constatou que julho será mais de 0,2 °C (+/- 0,1 °C) mais quente do que julho de 2019, que é o mais quente atualmente.

Essa informação foi confirmada também nesta quinta-feira (27) pela agência meteorológica da ONU – Organização Meteorológica Mundial, WMO na sigla em inglês, em parceria com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia.

Veja aqui mais detalhes sobre a metodologia.

Não é a primeira vez que um mês fica 1,5°C ou mais acima da média pré-industrial: isso aconteceu anteriormente em 2016 e 2020, embora seja a primeira vez que isso acontece no verão do Hemisfério Norte, quando o planeta é mais quente.

O fato de o aumento da temperatura neste mês ter atingido 1,5°C não significa que os governos não conseguiriam mais limitar permanentemente o aquecimento global ao limite de 1,5°C estabelecido no Acordo de Paris, pois o aquecimento médio é medido em uma escala de tempo de longo prazo. Mas como o aumento de temperatura deste mês estará no nível máximo de longo prazo acordado pelos países, embora o limite ainda não tenha sido ultrapassado, e como as ações para reduzir as emissões ainda são inadequadas, o mundo está mesmo em vias de não cumprir o acordo.

As altas temperaturas de julho trouxeram extremos que quebraram recordes em todo o mundo. Os recordes locais de temperatura de todos os tempos foram quebrados em pelo menos 15 países. O Vale da Morte, nos EUA, suportou a noite mais quente já registrada globalmente e a Argélia teve a noite mais quente já registrada na África; a China registrou sua temperatura mais alta; Phoenix, Arizona, estabeleceu um recorde com 21 dias consecutivos – e contando – acima de 43,3°C; Roma quebrou seu recorde de calor, estabelecido apenas no ano passado; e as temperaturas oceânicas em todo o mundo seguem quebrando recordes.

Juntamente com o calor extremo, julho trouxe chuvas recordes e inundações fatais, inclusive na Coreia do Sul, no Japão, na China, na Índia, no Paquistão e nos EUA, enquanto o gelo da Antártica continuou a atingir o nível mais baixo do ano.

Por trás dessas estatísticas, há tragédias humanas. Na Coreia do Sul, 13 pessoas morreram quando seus carros ficaram presos em um túnel inundado. No Paquistão, uma chuva de monções recorde levou a um deslizamento de terra que soterrou 15 pessoas e matou 8 crianças durante um jogo de críquete. Pelo menos 10 migrantes morreram no sul dos EUA, em meio a temperaturas mortais, em um único fim de semana. Um rapaz de 17 anos, que trabalhava nos campos de abacaxi em Oaxaca, México, morreu devido ao calor. As unidades de emergência em toda a Itália ficaram lotadas de pessoas que sofriam com a exposição ao calor; alguns hospitais relataram um número de pacientes semelhante ao da pandemia de Covid. Aqueles que ainda não foram diretamente afetados pelo calor ainda poderão sentir seus impactos no final do ano, já que as plantações estão sendo atingidas pelo clima extremo.

As temperaturas médias globais aumentaram 1,2°C desde 1850. De acordo com a ONU, as políticas governamentais atuais farão com que as temperaturas médias aumentem 2,8°C acima dos níveis pré-industriais, destacando a necessidade de obter metas e planos mais rígidos dos principais poluidores nesta próxima cúpula climática da ONU, COP28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final deste ano. 

Para manter os níveis de aquecimento no limite de 1,5°C, o IPCC –  o painel de ciência climática da ONU – afirma que as emissões globais de gases de efeito estufa precisam atingir o pico antes de 2025, no máximo, e ser reduzidas em 43% até 2030.

Limitar o aquecimento global a níveis seguros e acelerar a transição para energia renovável e sem emissão de carbono estão na pauta das negociações sobre clima e energia do G20 na Índia nesta semana, mas as propostas atuais dos principais emissores estão muito defasadas, dizem os analistas da Climate Action Tracker. Diante de um novo conjunto de planos para a COP28, o presidente da cúpula, Sultan Al-Jaber (CEO da gigante do petróleo Adnoc) admitiu que a redução gradual de todos os combustíveis fósseis é “inevitável”. Ele pediu “um sistema de energia livre de combustíveis fósseis ininterruptos” até 2050, juntamente com uma meta de triplicar a energia renovável até 2030.

Antes da COP28, os maiores poluidores do mundo – liderados pela China, EUA, Índia, UE, Rússia e Japão – têm várias oportunidades de adotar metas adequadas aos seus níveis de emissão. A Cúpula Africana de Ação Climática, as cúpulas do G20 e da Ação Climática da ONU, em setembro, são marcos importantes no caminho para Dubai.

O Brasil é frequentemente listado como o sexto maior emissor do mundo, principalmente devido ao desmatamento de biomas ricos em biodiversidade (e carbono), como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Após quatro anos de aumento acentuado nos índices de desmatamento, o país vive o desafio de construir uma política econômica aliada à floresta e que dê permanência às ações de combate ao desmatamento que estão sendo vistas agora. 

As soluções devem ser implementadas com toda a pressa. De acordo com o IPCC, o aumento de temperatura de 2,8°C que resultaria das políticas atuais ameaçaria a sobrevivência de grande parte do mundo natural, a produção de alimentos, o abastecimento de água, a saúde humana, as economias nacionais e as populações que vivem próximas ao mar. Seu relatório do ano passado concluiu: “A mudança climática é uma ameaça ao bem-estar humano e à saúde do planeta. Qualquer atraso adicional na ação global antecipada e concertada sobre adaptação e mitigação perderá uma breve e rápida janela de oportunidade para garantir um futuro habitável e sustentável para todos”. 

Enquanto estamos divulgando o mês mais quente já registrado, as empresas de combustíveis fósseis Shell e Total anunciam seus lucros do segundo trimestre. A Chevron, a ExxonMobil e a BP anunciarão seus lucros nos próximos dias.

O pesquisador Karsten Haustein, que conduziu a análise, disse:

Com base em dados preliminares, incluindo a previsão de temperaturas até o final do mês, é praticamente certo que julho de 2023 será o julho mais quente por uma ampla margem, com ~0,2°C (+/-0,1°C) acima do recorde anterior. Não será apenas o julho mais quente, mas o mês mais quente de todos os tempos em termos de temperatura média global absoluta. Talvez tenhamos que voltar milhares, se não dezenas de milhares de anos, para encontrar condições igualmente quentes em nosso planeta.”

“O recorde ocorre no momento em que o El Niño acaba de ser declarado no Pacífico tropical. Embora contribua para o calor, a razão fundamental para que estejamos vendo esses recordes é a liberação contínua de grandes quantidades de gases de efeito estufa pelos seres humanos. Como os efeitos do El Niño só se manifestam totalmente na segunda metade do ano, junho – e agora julho – provavelmente será seguido por mais meses de calor recorde até pelo menos o início de 2024.”

“Essas mudanças climáticas drásticas também desencadeiam ondas de calor marinhas e continentais sem precedentes, aumentando o risco de temperaturas extremas que quebram recordes em todo o mundo. A China, o sul da Europa e a América do Norte registraram temperaturas recordes ou quase recordes nas últimas semanas. O mesmo acontece com o oceano Atlântico Norte. Ironicamente, isso não exclui condições bastante instáveis em algumas regiões. Na verdade, o norte da Europa e partes da Europa Ocidental tiveram a sorte de ficar sob nuvens durante a maior parte do mês, enquanto a maioria das outras regiões densamente povoadas registrou temperaturas acima da média, exatamente como seria de se esperar em um planeta em rápido aquecimento.”

Dr Zachary M. Labe, cientista climático da Universidade de Princeton disse:

“Julho é provavelmente o mês mais quente em nossos registros históricos. Isso não é nenhuma surpresa. Estamos vivenciando a realidade de décadas de previsões de cientistas que alertam que as temperaturas estão aumentando rapidamente devido às mudanças climáticas causadas pelo homem. Os impactos e as consequências estão sendo sentidos por comunidades e ecossistemas em todo o mundo, especialmente pelos mais vulneráveis. Sem uma redução na emissão de gases de efeito estufa, o calor e os riscos subsequentes infelizmente continuarão a se ampliar.”

Dr Zeke Hausfather, pesquisador da Berkeley Earth, disse:

“As temperaturas da superfície global têm sido excepcionalmente quentes nas três primeiras semanas de julho, oscilando em torno de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Isso se deve a uma combinação de rápido aquecimento global devido às emissões humanas de CO2 e outros gases de efeito estufa e a um forte evento de El Niño que está se desenvolvendo no Pacífico tropical. Anos com eventos El Nino tendem a ser mais quentes do que outros anos, mas a marcha inexorável das temperaturas para cima devido à mudança climática está adicionando um El Nino permanente de calor à atmosfera da Terra a cada 5 a 10 anos. Julho – como junho antes dele – quase certamente vai superar o recorde anterior do mês por uma margem enorme.

“As temperaturas excepcionalmente quentes que observamos até agora em julho tornam cada vez mais provável que 2023 seja o ano mais quente desde que os registros começaram em meados de 1800. Nossas emissões passadas de CO2 se acumularam na atmosfera e, mesmo sem nenhum aquecimento adicional, este século será mais quente do que qualquer período semelhante nos últimos 120.000 anos. Os efeitos do evento El Nino que está ocorrendo este ano serão sentidos ainda mais fortemente nas temperaturas da superfície global em 2024, portanto, se o mundo estabelecer um novo recorde em 2023, é provável que ele seja rapidamente superado. A única maneira de impedir que a Terra continue a se aquecer e que os eventos extremos associados à mudança climática se tornem mais graves é reduzir as emissões globais de CO2 a zero.”

Evidência de conexão com a mudança climática

Conforme confirmado novamente no relatório mais recente do IPCC, a atividade humana é responsável por todo o aquecimento registrado desde meados do século XIX:

“O intervalo provável da mudança induzida pelo homem na temperatura da superfície global em 2010-2019 em relação a 1850-1900 é de 0,8°C a 1,3°C, com uma estimativa central de 1,07°C, abrangendo a melhor estimativa do aquecimento observado para esse período, que é de 1,06°C, com um intervalo muito provável de [0,88°C a 1,21°C], enquanto o intervalo provável da mudança atribuível à força natural é de apenas -0,1°C a +0,1°C.” (Resumo técnico do Grupo de Trabalho 1, “Caixa de seção transversal TS.1: Mudança na temperatura da superfície global”)

O IPCC também deixa claro que o uso de combustíveis fósseis é o principal fator que impulsiona o aquecimento global: “Em 2019, cerca de 79% das emissões globais de GEE foram provenientes de energia, indústria, transporte e edifícios, e 22% vieram da agricultura, silvicultura e outros usos da terra. As reduções de emissões de CO2 decorrentes de medidas de eficiência são ofuscadas pelo aumento das emissões em vários setores” [A.1.4] As temperaturas globais durante a última década foram mais quentes do que o período quente anterior, há cerca de 6.500 anos. O próximo período quente mais recente foi há cerca de 125.000 anos, quando a faixa de temperatura era 0,5°C-1,5°C mais quente do que as temperaturas antes de os seres humanos começarem a aquecer o planeta. (Resumo técnico do Grupo de Trabalho 1, “Caixa de seção transversal TS.1: Global Surface Temperature Change”). 

Isso significa que a última vez que o planeta atingiu consistentemente as temperaturas observadas neste mês foi há cerca de 125 mil anos, durante o período Eemiano. Naquela época, o nível do mar era provavelmente cerca de 8 metros mais alto do que é hoje.

As ondas de calor na América do Norte e no sul da Europa em julho teriam sido impossíveis sem a mudança climática, de acordo com um estudo rápido de atribuição realizado por cientistas da World Weather Attribution e publicado na terça-feira desta semana. Eles também descobriram que a mudança climática tornou a onda de calor chinesa 50 vezes mais provável.

Como a crise climática atual foi construída

Três décadas de ações climáticas extremamente insuficientes resultaram em emissões que poderiam ter sido evitadas se tivéssemos agido antes. Uma análise recente sobre o aumento das emissões constatou que, entre outros fatores, “um crescente corpo de literatura descreveu como poderosos interesses adquiridos desenvolveram estratégias para desacreditar diretamente a ciência sobre as mudanças climáticas e, mais sutilmente, para adiar a necessidade de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis”. 

Os interesses particulares da indústria de combustíveis fósseis agiu com sucesso para manter ou até mesmo aumentar a demanda e o fornecimento de energia suja e de seus derivados, como fertilizantes. O lobby da agricultura industrial e das mineradoras também foi fundamental para elevar o desmatamento em vez de diminuir. Outros fatores, como instabilidades geopolíticas e falhas na governança climática internacional, ajudaram a atrasar as soluções.

Os exemplos incluem proibições preventivas de eliminação progressiva de gás fóssil para residências nos Estados Unidos, greenwashing e metas duvidosas de zero líquido para desviar a atenção da expansão do fornecimento de grandes empresas de combustíveis fósseis, lobby ativo de interesses particulares para acabar com as políticas climáticas, como esse esforço contra as regulamentações de emissões de veículos na Austrália, e campanhas publicitárias promovidas pelo setor para obter apoio público para sua agenda ou aumentar a pressão sobre seus esforços políticos.

Durante décadas, os tomadores de decisão públicos e privados optaram por iniciativas que são mais caras ou menos sustentáveis do que a transição para energias renováveis, resultando, em última análise, no cenário de impactos climáticos que vemos hoje. Promessas vazias de captura de carbono (no ponto de emissão ou capturado do ar), bioenergia com contabilidade de carbono questionável, hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis e muitas formas combinadas de falsas soluções. A narrativa tentadora que eles oferecem é uma manutenção das vendas e do uso de combustíveis fósseis enquanto se resolve o problema das emissões – uma fraude!

O aumento da temperatura das últimas décadas não é uma surpresa para os cientistas do clima: é exatamente o que eles projetaram que aconteceria se os combustíveis fósseis continuassem a ser queimados em ritmo crescente. Por exemplo, um estudo de 1981 introduziu um modelo climático que projetou com precisão como as temperaturas aumentariam nos 40 anos seguintes, se houvesse um rápido crescimento no uso de combustíveis fósseis – como aconteceu
Veja no artigo do Carbon Brief mais detalhes sobre a precisão com que os modelos climáticos previram como as temperaturas aumentariam se os combustíveis fósseis continuassem a ser queimados.

ClimaInfo, 27 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.