Demanda global por carvão deverá ser recorde este ano, projeta IEA

28 de julho de 2023
carvão demanda global
Wikimedia Commons

Julho de 2023 será o mês mais quente em 120 mil anos por causa da crise climática, provocada majoritariamente pelos combustíveis fósseis, mas nem isso alivia a sanha por mais energia suja.

O consumo de carvão aumentou 3,3% em 2022, batendo o recorde de 8,3 bilhões de toneladas. Pior: permanecerá nesses níveis este ano, já que a demanda na Ásia permanece robusta, podendo, inclusive, bater novo recorde. É o que aponta um novo relatório sobre a fonte da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

Combinados, China, Índia e países do Sudeste Asiático vão responder por três quartos do carvão consumido no mundo em 2023, relata a Bloomberg. “A demanda continua teimosamente alta na Ásia, mesmo com muitas dessas economias aumentando significativamente as fontes renováveis de energia”, disse Keisuke Sadamori, diretor de mercados de energia e segurança da IEA.

A expectativa de um novo recorde se baseia no que ocorreu nos primeiros seis meses deste ano. Segundo estimativa da agência, a demanda por carvão deve ter crescido cerca de 1,5% no primeiro semestre, para cerca de 4,7 bilhões de toneladas, impulsionada por um aumento de 1% na geração de energia elétrica e de 2% nos usos industriais não elétricos.

Por região, a demanda caiu mais rápido do que o esperado nos Estados Unidos e na União Europeia – 24% e 16%, respectivamente. No entanto, a demanda dos dois maiores consumidores, China e Índia, cresceu mais de 5%, mais do que compensando as quedas em outros lugares.

O relatório da IEA destaca o desequilíbrio global da transição energética, à medida que os países em processo de industrialização se apegam a formas de produção poluentes. É um lembrete claro de que, apesar da aceleração da energia limpa na Europa e na América do Norte, grande parte dos setores industriais e de energia do mundo continua profundamente ligada aos combustíveis fósseis. O que tristemente indica que mais meses com calor recorde estão a caminho, com efeitos cada vez mais trágicos para a humanidade.

O recorde de consumo de carvão foi noticiado também por Wall Street Journal e CNBC.

ClimaInfo, 28 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar