Poluição de queimadas afeta 20 milhões de pessoas no Brasil, indica estudo

31 de julho de 2023
queimadas fumaça saúde
Wikimedia Commons

Um novo estudo reiterou o impacto da fumaça liberada por queimadas e incêndios florestais na Amazônia Legal e no Centro-Oeste na qualidade do ar. De acordo com a análise, esse tipo de poluição está sendo registrado em pelo menos metade dos dias do ano para cerca de 20 milhões de brasileiros.

Publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, o estudo foi realizado por pesquisadores das Universidades do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Federal da Bahia (UFBA) e de São Paulo (USP), além da Fundação Oswaldo Cruz do Piauí. Os autores utilizaram dados de satélite do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas para o período de 2010 e 2019.

Como referência para estimar a poluição, considerou-se as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indicam um índice alto de poluição a partir da concentração de 15 microgramas de material particulado por metro cúbico de ar.

A conclusão do estudo é preocupante. Para cerca de 10% da população brasileira, especialmente aqueles que vivem nos estados amazônicos e do Centro-Oeste, altos índices de poluição decorrente de queimadas são observados na metade dos dias do ano. Em algumas áreas, os níveis elevados de poluição prevalecem em 100 % dos dias no período de estiagem.“

O percentual de dias com má qualidade do ar é um indicador de exposição à poluição atmosférica que identifica as áreas potenciais de risco para a saúde humana”, explicou Eliane Ignotti, professora da UNEMAT e uma das autoras da pesquisa, à Deutsche Welle. “Milhares de internações e de óbitos poderiam ser evitados se os níveis de poluição não fossem os verificados nesta região”.

ClimaInfo, 1º de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar