Chuvas torrenciais e onda de calor deixam rastro de mortes na Ásia

chuvas torrencias Ásia
Reprodução vídeo CBN

O clima extremo se acentua no Extremo Oriente com tempestades e ondas de calor provocando mortes na China, na Coreia do Sul e no Japão.

Na China, subiu para 20 o número de mortes provocadas pelas tempestades causadas pela depressão tropical Doksuri. Uma onda de calor, também com resultados fatais, afeta a Coreia do Sul e o Japão, que ainda se prepara para a chegada do tufão Khanun.

A capital chinesa, Beijing, e cidades próximas intensificaram os esforços de resgate na 3ª feira (1/8), após chuvas e inundações interromperem serviços e suprimentos de alimentos e matarem 20 pessoas. Foi uma das piores tempestades a atingir o norte da China em mais de uma década, diz a Reuters.

Os rios chegaram a níveis perigosos, levando a capital chinesa a usar um reservatório de armazenamento de água de enchentes pela primeira vez desde que foi construído, há 25 anos. Na noite de 2ª feira, Beijing havia fechado mais de 100 estradas e retirado mais de 52.000 pessoas de suas casas.

Várias linhas de metrô na capital, incluindo trens nos subúrbios ocidentais, foram suspensas. Quase 400 voos foram cancelados e centenas estavam atrasados ​​nos dois aeroportos de Pequim na 3ª feira.

Em Tianjin, onde a chuva se tornou intermitente, 35 mil pessoas foram evacuadas de suas casas. O governo local fortificou as margens do rio e intensificou a inspeção e reparos de energia, água e linhas de comunicação.

Para piorar o cenário, as chuvas fortes devem persistir nesta semana, segundo a BBC. Com isso, as inundações podem piorar em torno de Beijing, Tianjin e na província de Hebei, alertou o ministério de gestão de emergências chinês.

Na Coreia do Sul, 12 pessoas morreram por causa do calor, que também provocou a morte de uma adolescente de 13 anos e um casal de idosos no Japão, relata o Guardian. Pelo menos cinco dos que morreram na Coreia no fim de semana eram agricultores, e pelo menos sete tinham mais de 70 anos. No Japão, as mortes ocorrem semanas depois que o governo estabeleceu uma meta de reduzir pela metade o número de fatalidades relacionadas ao calor até 2030.

Além do calor extremo, o Japão aguarda a chegada do tufão Khanun, que estava a menos de 320 km a sudeste da província de Okinawa, no sul do país, na 3ª feira, destacam New York Times e AP. A tempestade já produz ventos máximos sustentados de 222 km/h, o equivalente à categoria 4 na escala de cinco categorias usada por meteorologistas dos Estados Unidos.

Al Jazeera, Sky News, Washington Post, CNN, NBC, Independent, Guardian, AP, New York Times e Reuters repercutiram os eventos climáticos extremos na Ásia.

ClimaInfo, 2 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.