A humanidade no “vermelho” de sua conta de recursos naturais em 2023

Dia da Sobrecarga da Terra
Pixabay

O ano de 2023 ainda tem quase cinco meses pela frente, mas a conta de recursos naturais da Terra já entrou no vermelho.

Hoje (2/8) é o Dia da Sobrecarga da Terra, data a partir da qual a humanidade estará consumindo recursos que deveriam ser resguardados para uso futuro. Ou seja, o ano está longe de terminar e estamos consumindo muito além do que deveríamos do planeta.

Criada pela Global Footprint Network (GFN), a data é “celebrada” como uma forma de conscientizar sobre o impacto da economia atual e do consumo de massa sobre o meio ambiente. Ela é estimada a partir da quantidade de recursos ecológicos que a Terra pode gerar naturalmente em um ano, comparando-a com a demanda humana (pegada ecológica).

Em cada país, a data pode cair em dias diferentes. Em geral, os países desenvolvidos e os grandes produtores de combustíveis fósseis figuram entre aqueles em que o dia acontece ainda mais cedo dentro do calendário anual. Nos EUA, por exemplo, o Dia da Sobrecarga de 2023 aconteceu em 13 de março, mesma data dos Emirados Árabes Unidos. Na outra ponta, o Dia da Sobrecarga só acontecerá na Jamaica em 20 de dezembro. Já no Brasil, a estimativa é de que o marco da sobrecarga de recursos aconteça no próximo dia 12.O Neomondo deu mais informações sobre o Dia da Sobrecarga da Terra.

ClimaInfo, 2 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.