Cúpula da Amazônia deve mirar combate ao “narcodesmatamento”

4 de agosto de 2023
narcodesmatamento
UNOCD

A relação entre crimes ambientais e o narcotráfico será um dos focos da Cúpula da Amazônia, que reunirá governantes da região na próxima semana em Belém (PA).

A Reuters destacou a preocupação de autoridades dos países amazônicos com o crime organizado na floresta. Nos últimos anos, o tráfico internacional de drogas se aproveitou da baixa atuação do poder público para diversificar suas atividades criminosas, que incluem também grilagem de terras, retirada ilegal de madeira e minérios, caça e pesca ilegais, entre outros.

Essas relações ganharam destaque no ano passado depois dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no Vale do Javari (AM), cometidos por pescadores ilegais sob ordens de um suspeito de tráfico de drogas. Um relatório recente da ONU destacou o “narcodesmatamento” como uma das ameaças mais sérias à floresta e aos seus Povos Tradicionais.

Com o crime organizado mais presente e forte na região, os números da segurança pública registraram uma piora acentuada nos últimos anos. A CNN Brasil lembrou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que indicam um crescimento de 35,2% da população prisional nos estados da Amazônia Legal entre 2016 e 2022, bem acima da alta de 14,1% observada em todo o Brasil. Esse aumento, somado à falência do sistema prisional brasileiro, serviu aos interesses de facções criminosas famosas, que ganharam terreno nos presídios amazônicos.

“Nós vamos fazer um grande debate e vamos tentar convencer nossos parceiros de que precisamos trabalhar de forma unida, de forma coesa, para combater o crime organizado, o narcotráfico e cuidar do nosso povo que mora na floresta”, disse o presidente Lula nesta 5ª feira (3/8) em entrevista para rádios amazônicas, citado pelo SBT.

Além do combate ao desmatamento e ao crime organizado, a Cúpula de Belém também deve discutir pontos políticos na agenda entre os chefes de governo dos países amazônicos. Uma das propostas é a criação de um parlamento regional com representantes de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O g1 deu mais detalhes sobre a proposta.

ClimaInfo, 4 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar