Bilionário da mineração ameaça desinvestir no Reino Unido por política pró-petróleo

bilionário contra greenwashing
Chatam House / CC

Não é piada: magnata australiano da mineração ameaça retirar investimentos do Reino Unido após governo anunciar oferta de áreas exploratórias de petróleo e gás fóssil.

O bilionário da mineração australiano e investidor Andrew Forrest liderou a condenação internacional da nova corrida britânica por petróleo, dizendo que retiraria seu maior investimento do país se o primeiro-ministro Rish Sunak adotasse políticas de combustível fóssil “clickbait”. Forrest também dirige a organização filantrópica Minderoo Foundation, informa o Guardian.

“Sou um grande investidor aqui. Se eu vir este país se inclinando sobre um penhasco apoiando-se em combustível fóssil, vou começar a desistir. Vou empurrar meus investimentos para a América do Norte… Devo investir onde sei que tenho uma liderança adequada, não uma liderança que está em um ciclo de clickbait”, disse Forrest à Bloomberg. Segundo ele, políticos e CEOs não têm força de vontade para enfrentar as mudanças climáticas e mudar as políticas climáticas.

Uma das pessoas mais ricas da Austrália, Forrest é um grande defensor do hidrogênio verde. Seu veículo de investimento Fortescue Future Industries tem bilhões de dólares em caixa e assinou um grande acordo com a JCB, além de construir uma fábrica para produzir baterias e trens de força elétricos para veículos pesados ​​e trens da indústria em Oxfordshire.

O Axios lembra que o Reino Unido entrou no epicentro das tensões globais entre segurança energética e os urgentes objetivos climáticos quando Rishi Sunak anunciou planos para emitir mais de 100 novas licenças de perfuração de petróleo e gás fóssil no Mar do Norte, juntamente com aprovações para locais de captura e armazenamento de carbono – tecnologia cara e ainda incerta, lembra o Guardian – e projetos de hidrogênio. Contudo, ativistas climáticos e cientistas avaliam os planos como uma “bola de demolição” contra as metas climáticas do país.

Para criar ainda mais incertezas sobre as metas climáticas britânicas, a secretária de negócios do país, Kemi Badenoch, sugeriu que os mandatos de veículos elétricos podem prejudicar o investimento na Grã-Bretanha e levar a perda de empregos. Mais um sinal de que outra das promessas verdes do governo está na berlinda, destaca o Guardian.Climate Change News, Financial Times, POLITICO, Bloomberg, CNN, Reuters e BBC repercutiram os planos do Reino Unido e as ameaças de Andrew Forrest.

ClimaInfo, 7 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.