Governo lança plano de descarbonização da geração de eletricidade

6 de agosto de 2023
descarbonização geração eletricidade
Ricardo Botelho / Divulgação / MME

“Energias da Amazônia” vai substituir diesel por fontes renováveis para gerar eletricidade e ligar Roraima à rede básica. Governo também relançou o Luz para Todos. Na 6ª feira (4/8) o presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) anunciaram os planos de reduzir em 70% a geração termelétrica a combustíveis fósseis na região amazônica. É o que prevê o programa “Energias da Amazônia”.

O projeto abrange 37 obras de linhas de transmissão e distribuição para interligar 53 localidades ao Sistema Elétrico Nacional (SIN), informa o Poder 360. Nessa lista está a interligação de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, ao linhão Tucuruí-Manaus, inaugurada na 6ª feira.

Outras frentes do “Energias da Amazônia”, segundo a epbr, são a ampliação de redes de distribuição; a retomada das obras do linha de transmissão para conectar Roraima ao SIN; e a substituição da geração a diesel por alternativas renováveis nos sistemas isolados da Amazônia.

Lula também relançou o programa Luz para Todos, para levar energia elétrica à população rural, em especial no Norte do país e em regiões remotas da Amazônia Legal. A previsão é de que esta nova fase beneficie cerca de 500 mil famílias até 2026, relata o Correio Braziliense.

Capital Reset, Canal Energia, EnergiaHoje, Agência Brasil, Exame e Poder 360 noticiaram o programa de descarbonização da Amazônia e o Luz para Todos. 

Em tempo: O BNDES cancelou todos os contratos assinados com fundos e empresas que participaram de uma licitação no ano passado para aquisição de créditos de carbono na Amazônia. O banco disse aos vencedores ser “necessário reestruturar a estratégia de apoio ao referido mercado, considerando os avanços regulatórios e o próprio desenvolvimento do mercado voluntário”, relata a Folha. Em agosto de 2022, 15 grupos apresentaram propostas no certame. A BNDESPar, braço de investimento do banco, daria R$ 100 milhões, com um teto de R$ 25 milhões para cada proposta. O retorno para o banco seria na casa de 30% a 50% sobre o valor ao longo do contrato.

ClimaInfo, 7 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar