Operações das forças de segurança destroem equipamentos do garimpo ilegal

garimpo ilegal destruição equipamentos
Divulgação / PF-AM

Operações na TI Vale do Javari e na Tríplice Fronteira (AM), em Canaã dos Carajás e Itaituba (PA) destroem equipamentos e investigam ataques a agentes.

As operações do governo federal contra o garimpo ilegal na Amazônia continuam causando prejuízos ao crime organizado. Agentes de forças de segurança liderados pela Polícia Federal e pelo IBAMA destruíram máquinas e embarcações no Amazonas e no Pará. E ainda investigam suspeitos de tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do ICMBio.

Quase 40 dragas de garimpo ilegal foram destruídas em operação conjunta da PF e do Comando Militar da Amazônia, entre 6ª feira (4/8) e o domingo (6/8), na região de tríplice fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia. A Operação Curaretinga IV causou perda de R$ 26 milhões aos criminosos, relata o g1.

Também no Amazonas, a Operação Cayaripelos II desativou, no último mês, 50 embarcações do garimpo ilegal na Terra Indígena Vale do Javari. A ação foi feita por PF, IBAMA, Forças Armadas e FUNAI, informa o Metrópoles. Foram 22 embarcações destruídas e seis inutilizadas pelos agentes desde 14 de julho. Outras 22 balsas-dragas foram afundadas pelos próprios garimpeiros.

No sudeste do Pará, a PF fechou um garimpo ilegal. Equipamentos e maquinários que faziam parte da estrutura da atividade criminosa foram destruídos próximo ao rio Parauapebas, em Canaã dos Carajás. Segundo o g1 e o Metrópoles, os itens destruídos eram avaliados em R$ 2,5 milhões. Uma arma de fogo foi apreendida.

Na 3ª feira (8/8), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Itaituba (PA). A Operação Dever Legal investiga suspeitos de envolvimento com garimpos ilegais e tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do ICMBio. As investigações foram iniciadas após uma operação conjunta dos órgãos em abril para reprimir o garimpo ilegal em Unidades de Conservação na região. Na ocasião, agentes federais e servidores do ICMBio foram emboscados enquanto inutilizavam instalações e o maquinário do garimpo, informa o R7.

 

ClimaInfo, 10 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.