Estudo associa poluição do ar com resistência maior a antibióticos

poluição do ar antibióticos
Erdenebayar Bayansan / Pixabay

Um novo estudo de cientistas chineses e britânicos apresentou evidências que correlacionam o aumento da poluição do ar à maior resistência de bactérias a remédios antibióticos.

Publicado na revista Lancet Planetary Health, o estudo descobriu “correlações significativas” em todo o mundo entre a concentração de material particulado MP2,5, liberado a partir da queima de combustíveis fósseis, e uma maior resistência de microrganismos a antibióticos. A análise utilizou dados referentes a um período de 2000 a 2018 anos em 116 países.

De acordo com os autores, a comparação dos dados sobre poluição atmosférica e resistência a antibióticos mostram uma correlação entre os dois problemas que aumenta a um “ritmo acelerado”, o que aumenta a preocupação sobre as chamadas superbactérias, mais resistentes aos remédios atuais e que podem tornar o tratamento de infecções e doenças ainda mais desafiador.

Há anos, pesquisadores alertam para o surgimento das superbactérias, mas a principal hipótese para esse fenômeno era de que o uso excessivo e indevido de antibióticos estaria facilitando a adaptação desses microrganismos. O novo estudo, elaborado por pesquisadores das universidades de Zhejiang (China) e Cambridge (Reino Unido), é o primeiro a abordar a hipótese dos efeitos da poluição.

“A poluição tem um efeito enorme na saúde humana, mesmo sem considerar a resistência a antibióticos. Essa correlação oferece outro incentivo para combater a poluição”, assinalou Mark A. Holmes, professor da Unidade de Cambridge, ao Washington Post.

O estudo foi repercutido por diversos veículos, como CNN, Euronews, Financial Times, Guardian e POLITICO.

 

ClimaInfo, 15 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.