Tempestade Hilary chega à Califórnia, a primeira a atingir o estado em 80 anos

Tempestade Hillary Califórnia
Reprodução NBCNews YouTube

Pouco acostumada com tempestades tropicais, Califórnia se prepara para a chegada da tempestade Hilary, com expectativa de chuva intensa e risco de inundações e deslizamentos. 

A Hilary se aproxima do sudoeste dos Estados Unidos. Neste domingo (20/8), o sistema atingiu o estado mexicano de Baja California, onde perdeu parte de sua força e foi rebaixado de furacão para tempestade tropical, com ventos sustentados de 110 km/h. Uma pessoa morreu na cidade de Santa Rosalia, na costa oeste da península.

Mesmo com a perda de força, Hilary segue intensa e deve causar danos no sul da Califórnia. De acordo com a Associated Press, o acumulado de chuva entre domingo e 2ª feira pode ser superior a 250 milímetros, inclusive nas áreas montanhosas. As chuvas intensas podem causar inundações repentinas e generalizadas e com risco de vida.

Os meteorologistas também esperam que a tempestade provoque ondas “com risco de vida” e correntes de retorno, incluindo ondas de até 12 metros de altura, ao longo da costa do Pacífico. No México, dezenas buscaram refúgio em abrigos contra tempestades nos resorts gêmeos de Los Cabos, no extremo sul da península de Baja, e os bombeiros resgataram uma família em San Jose del Cabo depois que o resort foi atingido por fortes chuvas e ventos.

“Estamos mobilizando todo o governo enquanto nos preparamos e respondemos a esta tempestade sem precedentes”, disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom, que proclamou estado de emergência no sábado para uma grande área do sul da Califórnia para apoiar a resposta ao furacão e os esforços de recuperação.

A chegada de Hilary é tão inédita que provocou o primeiro alerta de tempestade tropical da história da Califórnia, para uma área que se estende desde a fronteira sul do estado até o norte de Los Angeles. A prefeita da cidade, Karen Bass, pediu aos moradores para que evitem deixar suas casas enquanto o alerta estiver vigente.

Uma preocupação especial das autoridades norte-americanas é com os efeitos da tempestade em áreas desérticas e que sofreram com incêndios florestais recentemente. Como a CNN explicou, a recorrência de fogo em algumas regiões pode tornar o solo uma superfície escorregadia, dificultando a absorção da água pelo solo e facilitando deslizamentos de terra.

A aproximação da tempestade Hilary na costa sudoeste dos EUA foi amplamente repercutida, com destaques na ABC News, Associated Press, BBC, Guardian, LA Times, NBC News, NY Times, Reuters e Wall Street Journal.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.