O fim da “boiada”: CONAMA desfaz regras da época do governo anterior

20 de agosto de 2023
fim da boiada CONAMA
Wilson Dias / Agência Brasil

Depois de ampliar a composição do conselho, o governo amplia as câmaras técnicas e resgata a possibilidade de realizar consulta pública, derrubada no período anterior.

Mudanças feitas no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) durante a gestão de um suposto ministro do Meio Ambiente durante o governo do inominável – aquele mesmo, que queria “ir passando a boiada”–, enfim, foram derrubadas na semana passada. O órgão quer dar mais transparência e participação da sociedade em seu processo de decisão.

A reestruturação do CONAMA foi iniciada em fevereiro, quando um decreto aumentou o número de membros no conselho para 114. Em maio de 2019, o inominável podou o órgão, lembra a Folha. As cadeiras do CONAMA foram de 96 para 23, das quais só quatro eram para entidades civis, o que concentrou poder no Executivo. Agora, além do novo regimento, foram aprovadas modificações no processo de cadastro das entidades ambientalistas.

Em linhas gerais, o regimento do CONAMA voltou ao que era antes de 2019, mas com algumas novidades. Agora, são cinco câmaras técnicas – Biodiversidade, Áreas Protegidas, Florestas, Educação Ambiental e Bem-Estar Animal; Controle Ambiental e Gestão Territorial; Qualidade Ambiental; Justiça Climática; e Assuntos Jurídicos –, ante duas do inominável.

Outra diferença é a volta da possibilidade de realização de consulta pública, que tinha sido derrubada no período anterior. O novo regimento aponta que as contribuições provenientes da consulta deverão ser sistematizadas em até 30 dias para, em seguida, tal documentação ser enviada à câmara técnica para deliberação.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância do CONAMA no fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e na transição ecológica da economia brasileira, destaca a Agência Brasil. “A partir dele [o novo regimento], com a devida segurança jurídica, o grupo de trabalho poderá se debruçar e fazer os aprimoramentos e as atualizações”, destacou.

Em tempo: O ICMBio passou a divulgar, neste mês, os dados completos de nome e CPF e/ou CNPJ de autuados por infrações ambientais e de quem teve áreas embargadas pela autarquia, informa ((o))eco. A divulgação das informações não fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), segundo o instituto, e tem parecer favorável da Procuradoria Especializada, “por se tratar de medida necessária” para a execução das políticas públicas de defesa do meio ambiente comandadas pelo órgão. Os dados podem ser acessados no site do ICMBio e na Plataforma Dados Abertos do ICMBio. As informações são disponibilizadas pela Divisão de Informações Geoespaciais e Monitoramento (DGEO) e são atualizadas mensalmente.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar