Mesmo com pressão da indústria, União Europeia promete “não diluir” ambição climática

União Europeia ambição climática
rawpixel.com

Novo chefe da UE para o clima promete manter a ambição de compromissos climáticos, a despeito de reclamações sobre “pressa” nos planos de transição verde. 

Sucessor de Frans Timmermans como vice-presidente executivo da Comissão Europeia e principal nome do bloco para assuntos climáticos, Maros Sefcovic prometeu que a UE permanecerá firme em seus objetivos verdes, mesmo com as reclamações de empresas e setores econômicos.

“Não vamos diluir a nossa ambição porque seria como dar um tiro no próprio pé. Ninguém deve ser deixado para trás”, disse Sefcovic nesta 3ª feira (29/8), citado pela Reuters. “O que acredito é que precisamos melhorar a nossa comunicação e sermos capazes de chegar mais rápido, mais cedo e ser mais precisos nas nossas reações a algumas das preocupações naturais que existem em alguns setores”. O site POLITICO também abordou essa fala.

Timmermans chefiava desde 2019 o portfólio de políticas climáticas da UE, acumulando também o cargo de comissário para o clima. Ele deixou o posto na última semana para se candidatar a primeiro-ministro por uma coalizão de partidos de esquerda nos Países Baixos.

Além do posto, Sefcovic também herdou de Timmermans os conflitos que marcaram os últimos meses da gestão do antigo chefe europeu para o clima. Como destacou a Bloomberg, grupos de centro-direita passaram a questionar o ritmo das mudanças propostas pela UE para a transição verde.

Um exemplo recente foi a oposição de alguns países europeus, como Alemanha e Itália, à meta de acabar com a venda de automóveis com motores à combustão no mercado europeu a partir de 2035. Ao final, a Comissão Europeia adaptou a proposta e livrou veículos que operam com combustíveis sintéticos neutros em carbono, também chamados de e-combustíveis.

A Comissão Europeia também confirmou a indicação do ministro do exterior dos Países Baixos, Wopke Hoekstra, para comissário da UE para o clima. Hoekstra encabeçará a implementação dos planos climáticos do bloco e chefiará a equipe europeia de negociadores na próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP28), que acontecerá no final do ano nos Emirados Árabes. AFP e Euronews deram mais informações.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.