Operações contra garimpo e gado ilegais no Pará geram reação

garimpo e gado Pará
Reprodução vídeo g1 Pará

A morte de um garimpeiro durante uma operação do IBAMA causa revolta na cidade de Itaituba (PA); agentes afirmam que foram atacados a tiros primeiro.

O fato aconteceu na última 6ª feira (25/8). De acordo com o g1, a partir de informações do IBAMA, uma equipe do órgão foi “atacada a tiros durante ação de fiscalização contra o garimpo ilegal” em uma área de proteção ambiental (APA) em Jacareacanga. Um dos agressores acabou alvejado na troca de tiros e, mesmo resgatado, não resistiu aos ferimentos. Folha e UOL também abordaram o ataque.

Na última 2ª feira (28), um grupo de pessoas protestou em frente à sede do ICMBio em Itaituba, cobrando respostas sobre a morte do garimpeiro. Segundo o Brasil de Fato, servidores ambientais temem eventuais retaliações dos criminosos. A Força Nacional de Segurança Pública está de prontidão para conter possíveis episódios de violência. O g1 também noticiou o protesto.

Ao mesmo tempo, o g1 informou que moradores de uma área rural entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio teriam incendiado uma ponte que dava acesso à comunidade para impedir a entrada de equipes do IBAMA e a retirada de gado criado em áreas irregulares na Terra Indígena Ituna Itatá.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.