União Africana propõe taxa global sobre carbono para financiar transição energética

10 de setembro de 2023
Cúpula Africana do Clima
Presidência Kenia

Líderes africanos pedem mais financiamento climático e reiteram o potencial do continente para a geração de energia renovável, mas fogem de compromisso contra combustíveis fósseis.

A primeira cúpula de chefes de Estado e de governo da África sobre mudança do clima terminou na última 4ª feira (6/9) em Nairóbi, no Quênia, com um apelo aos países desenvolvidos por novos financiamentos para ação climática. Os líderes africanos pediram aos seus parceiros ricos que ampliem seus investimentos na transição verde no continente e ofereçam novos recursos que não impliquem em aumento da dívida externa dessas nações.

“Apelamos à comunidade global para que aja com urgência na redução das emissões, no cumprimento das suas obrigações, no cumprimento das promessas do passado e no apoio ao continente na abordagem às alterações climáticas”, diz a Declaração de Nairobi, documento final do encontro. “Pedimos por uma resposta abrangente e sistemática à crise da dívida, (…) para criar o espaço fiscal que todos os países em desenvolvimento necessitam para financiar seu progresso e a ação climática”.

No documento, os líderes africanos também defenderam a criação de um regime global de tributação sobre o carbono, incluindo um imposto sobre os combustíveis fósseis, o transporte marítimo e a aviação, para aumentar o volume de recursos para financiar a ação climática nos países em desenvolvimento. A proposta ecoa outras iniciativas recentes no mesmo sentido, como a Agenda Bridgetown, que entre outras coisas visa destravar o financiamento climático a partir de novas fontes de recursos.

Por outro lado, a Declaração de Nairobi não cita um dos pontos mais delicados da agenda climática africana – a produção de combustíveis fósseis.

Os países exportadores de petróleo e gás do continente barraram propostas que visavam a eliminação progressiva dessas fontes de energia. Ao final, como assinalou o Climate Home, o texto apenas coloca a necessidade de “manter os compromissos com um processo justo e acelerado de redução gradual do carvão e abolição de todos os subsídios aos combustíveis fósseis”.

Os resultados da cúpula africana sobre clima foram repercutidos por diversos veículos, como Al-Jazeera, Associated Press, BBC, Bloomberg, CNN, Deutsche Welle, Guardian, NY Times e Reuters.

 

ClimaInfo, 11 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar