Mudança do clima prejudica luta contra AIDS e malária, alerta relatório

19 de setembro de 2023
AIDS malária cris climática
theglobalfund.org

Estudo indica que a crise climática é um obstáculo importante ao combate global contra doenças como AIDS, tuberculose e malária, especialmente nos países em desenvolvimento.

As mudanças climáticas e a persistência de conflitos armados estão dificultando a luta contra três das doenças infecciosas mais letais do mundo. De acordo com o Fundo Global de Combate à AIDS, esses fatores impedem que os países consigam atingir o objetivo global de acabar com a disseminação de AIDS, tuberculose e malária até 2030.

O combate global a essas doenças foi bastante prejudicado nos últimos três anos pela ocorrência da pandemia de COVID-19. De acordo com o Fundo Global, a retomada das ações pós-pandemia tem sido lenta devido a um conjunto de crises interligadas e convergentes, que incluem as mudanças climáticas, os conflitos armados, a erosão alarmante dos Direitos Humanos e o agravamento de desigualdades nacionais e internacionais.

“As mudanças climáticas já estão tendo impacto na epidemiologia das doenças infecciosas”, destacou a organização em seu relatório anual, divulgado nesta 2ª feira (18/9). “Por exemplo, a malária está se alastrando nas regiões montanhosas da África, áreas antes muito frias para o mosquito que transporta o parasita. Os ciclones, as inundações e outros fenômenos climáticos extremos estão provocando um aumento dramático das infecções por malária, como se observou no Malawi e no Paquistão”.

Outro problema é a sobrecarga sobre os sistemas de saúde, intensificada durante a pandemia. Isso prejudica principalmente o atendimento das comunidades e pessoas mais vulneráveis, que não conseguem ter acesso a tratamentos efetivos contra essas doenças.

A Reuters deu mais detalhes sobre o relatório.

Em tempo: A mudança do clima também está dificultando o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um novo relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO) destacou que a crise climática está prejudicando os esforços globais para combater a fome, a pobreza e os problemas de saúde, melhorar o acesso à água potável e à energia e muitos outros aspectos do desenvolvimento sustentável. Sem avanços na redução das emissões globais de gases de efeito estufa até o final da década, será muito difícil para o mundo conseguir viabilizar os ODS.

 

ClimaInfo, 19 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar