Mudança do clima prejudica luta contra AIDS e malária, alerta relatório

AIDS malária cris climática
theglobalfund.org

Estudo indica que a crise climática é um obstáculo importante ao combate global contra doenças como AIDS, tuberculose e malária, especialmente nos países em desenvolvimento.

As mudanças climáticas e a persistência de conflitos armados estão dificultando a luta contra três das doenças infecciosas mais letais do mundo. De acordo com o Fundo Global de Combate à AIDS, esses fatores impedem que os países consigam atingir o objetivo global de acabar com a disseminação de AIDS, tuberculose e malária até 2030.

O combate global a essas doenças foi bastante prejudicado nos últimos três anos pela ocorrência da pandemia de COVID-19. De acordo com o Fundo Global, a retomada das ações pós-pandemia tem sido lenta devido a um conjunto de crises interligadas e convergentes, que incluem as mudanças climáticas, os conflitos armados, a erosão alarmante dos Direitos Humanos e o agravamento de desigualdades nacionais e internacionais.

“As mudanças climáticas já estão tendo impacto na epidemiologia das doenças infecciosas”, destacou a organização em seu relatório anual, divulgado nesta 2ª feira (18/9). “Por exemplo, a malária está se alastrando nas regiões montanhosas da África, áreas antes muito frias para o mosquito que transporta o parasita. Os ciclones, as inundações e outros fenômenos climáticos extremos estão provocando um aumento dramático das infecções por malária, como se observou no Malawi e no Paquistão”.

Outro problema é a sobrecarga sobre os sistemas de saúde, intensificada durante a pandemia. Isso prejudica principalmente o atendimento das comunidades e pessoas mais vulneráveis, que não conseguem ter acesso a tratamentos efetivos contra essas doenças.

A Reuters deu mais detalhes sobre o relatório.

Em tempo: A mudança do clima também está dificultando o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um novo relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO) destacou que a crise climática está prejudicando os esforços globais para combater a fome, a pobreza e os problemas de saúde, melhorar o acesso à água potável e à energia e muitos outros aspectos do desenvolvimento sustentável. Sem avanços na redução das emissões globais de gases de efeito estufa até o final da década, será muito difícil para o mundo conseguir viabilizar os ODS.

 

ClimaInfo, 19 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.