As [não tão] novas metas climáticas do Brasil para o Acordo de Paris

21 de setembro de 2023
NDC brasileira correção
Mar Franz / Greenpeace

Governo mantém a base de cálculo da NDC de Bolsonaro, mas eleva percentual e volume absoluto de emissões a serem reduzidas pelo país até 2030. 

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, confirmou nesta 4a feira (20/9) a correção da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil ao Acordo de Paris. A mudança desfaz a “pedalada climática” feita pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2020, e retoma o nível de ambição da versão original do compromisso proposto em 2015.

A nova versão da NDC brasileira manteve a base de cálculo aplicada pela gestão Bolsonaro, a partir do 3o Inventário Nacional de Emissões, mas elevou a projeção de redução das emissões de 37% para 48% em 2025 e de 50% para 53% em 2030 na comparação com os níveis de 2005.

“Vamos retomar o nível de ambição que apresentamos originalmente na COP21 [Paris, 2015] e que tinha sido alterado no governo anterior”, disse Marina durante a Cúpula de Ação Climática da ONU, que acontece em paralelo à Assembleia Geral em Nova York (EUA). A ministra representou o presidente Lula, que teve uma reunião bilateral com o presidente dos EUA, Joe Biden, no mesmo horário.

A correção da NDC brasileira era esperada desde a posse de Lula no começo do ano. A retomada do nível original de ambição dos compromissos do Brasil junto ao Acordo de Paris é uma sinalização positiva, mas é insuficiente para que o país se coloque efetivamente como uma liderança climática global.

“Embora acabar com o desmatamento seja um passo crucial para enfrentar esse desafio, o Brasil deve ir além. Um compromisso genuíno com o combate à crise climática não pode coexistir com políticas que incentivem novas explorações de petróleo, especialmente em áreas ambientalmente sensíveis como a foz do rio Amazonas”, comentou Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil.

O Globo e Valor repercutiram o anúncio da revisão da NDC brasileira.

 

ClimaInfo, 21 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar