INMET eleva para vermelho o alerta de perigo por calor intenso em nove estados

INMET onda de calor 2023
INMET

Alerta “vermelho” do INMET indica a possibilidade de ocorrência de temperaturas máximas 5ºC acima da média nos Centro-Oeste e Sudeste, com risco à saúde humana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) elevou de laranja para vermelho o grau de alerta em boa parte do Brasil em virtude do forte calor nos próximos dias. O alerta abrange nove estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

O alerta vermelho corresponde à ocorrência de um “fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

O domo de calor está estacionado entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, com efeitos em outras áreas no Sudeste e, em menor grau, Sul e Norte. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem bater seus recordes históricos de calor para o mês de setembro nos próximos dias, com os termômetros chegando a 45ºC.

De acordo com o INMET, o calor intenso pode deixar as temperaturas máximas 5ºC acima da média histórica em diversas partes do país. A expectativa é de que o calor se intensifique no final de semana e se dissipe lentamente ao longo da próxima semana. De toda forma, as temperaturas devem seguir acima do normal até o final do mês.

O calor intenso do começo da primavera antecipa um verão com temperaturas mais altas no Brasil. A combinação de calor recorde nos oceanos e a continuidade do fenômeno El Niño até março de 2024 sugere um verão com máximas inéditas, destacou a Folha. Além do forte calor, a temporada pode trazer chuvas mais intensas no Sul brasileiro, ao mesmo tempo em que Norte e Nordeste podem ter um período chuvoso menos intenso.

O alerta do INMET foi abordado por CartaCapital, CNN Brasil, Correio Braziliense e g1, entre outros.

 

ClimaInfo, 21 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.