Ferramenta monitora desmatamento de fornecedores da JBS

Freepik

Perfil automatizado detectou média de 64 campos de futebol desmatados na Amazônia por semana no ano passado 

A Global Witness lançou uma ferramenta que rastreia o desmatamento da Amazônia ligado à cadeia de fornecimento indireto do maior frigorífico do mundo, a JBS.

Operada na forma do twitter bot Brazil Big Beef Watch (@bigbeefwatch), a ferramenta alerta os seguidores quando o desmatamento ligado a fazendas da cadeia de fornecimento indireto da JBS ocorre no estado brasileiro do Pará. Ao explorar dados de 2022, a ferramenta revelou que pelo menos 61 eventos de desmatamento ocorreram, com uma média de 46 hectares de terra desmatada a cada semana somente no Pará. O total anual de 2.390 ha de desmatamento é equivalente a 3.347 campos de futebol[1].

As últimas auditorias oficiais da cadeia de fornecimento direto da JBS no Pará mostraram que mais de um em cada seis bovinos comprados pela empresa veio de fazendas com “irregularidades”, como o desmatamento ilegal – apesar de a JBS já ter acordos de não desmatamento com o Ministério Público. E isto é apenas entre as fazendas que fornecem diretamente para a JBS. 

Desenvolvida pela equipe de investigação de dados da Global Witness, a ferramenta é impulsionada por alertas semanais de desmatamento publicados pelo Mapbiomas. Quando tal alerta é levantado, o robô percorre um grande volume de trânsito de gado para identificar se a fazenda em questão faz parte da cadeia de fornecimento indireto da JBS.

Entre os fornecedores indiretos, as estimativas de desmatamento podem ser muito piores. Análises conservadoras sinalizam para uma pegada total de desmatamento da cadeia de fornecimento indireto da JBS da ordem de 1,5 milhões de hectares. Apesar disso, a JBS tem falhado em monitorar sua cadeia de fornecimento indireto.

Por isso, a Global Witness lançou o Brazil Big Beef Bot para fornecer um monitoramento transparente, automático e sistemático dessa parte opaca do fornecimento da JBS. Esta informação estará disponível publicamente, inclusive para os maiores financiadores da JBS, que a Global Witness pediu recentemente para suspender suas relações com a empresa até que ela prove de forma verificável que suas cadeias de fornecimento estão livres de desmatamento.

“A tecnologia de satélite significa que os responsáveis – as grandes empresas de carne bovina e seus financiadores internacionais – agora não têm onde se esconder. Com esta ferramenta, destinada à maior empresa de carne bovina do planeta, estamos mostrando como é fácil para as empresas (e autoridades) verificar as cadeias de suprimentos para desmatamento. Se nós podemos fazer isso, eles também podem”, diz Veronica Oakeshott, chefe da Campanha Florestal da Global Witness. 

Para ser classificada como fornecedor indireto, a fazenda deve atender critérios específicos, incluindo a venda de gado a um fornecedor direto da JBS várias vezes e a venda a eles desde 2020 – mas exclui aqueles que venderam gado diretamente à JBS. Se o bot detecta uma fazenda que atende a estas condições e coincide com um alerta de desmatamento, ele compartilha esta informação que é enviada como um tweet.

Na visão de Oakeshott, a ação das empresas e de seus financiadores poderia deter esta destruição. “As instituições financeiras com investimentos na JBS devem reconhecer o papel vital que desempenham para evitar a catástrofe climática, e nós os instamos a parar de apoiar a empresa até que as questões de sua cadeia de abastecimento sejam resolvidas. Com o lançamento desta ferramenta agora simplesmente não há desculpa para que eles não estejam cientes do impacto da JBS em um dos ecossistemas mais importantes do mundo.”, defende “Esta nova e incrível ferramenta nos aproxima de expor o verdadeiro impacto ambiental da maior empresa de empacotamento de carne do mundo. É realmente chocante que a JBS, apesar de ser uma corporação gigantesca com receitas que superam a riqueza de muitos países, não esteja conseguindo rastrear toda a sua cadeia de fornecimento. Esperamos que nossa nova ferramenta lhes forneça alguns conselhos gratuitos sobre onde procurar para ter certeza de que não está cortando árvores mais rápido do que o mundo pode comer hambúrgueres”, continua a chefe de Campanha da Global Witness. 

“Lar de inúmeras comunidades e espécies ameaçadas de extinção, as florestas críticas para o clima estão sendo destruídas para pastar o gado e depois vendidas nos mercados internacionais”, defende Oakeshott. “O mundo não precisa mais de carne bovina da floresta tropical.”

Em resposta ao pedido de comentários da Global Witness, a JBS disse que sua equipe técnica “achou que as informações fornecidas eram globalmente escassas e superficiais, mas um melhor entendimento sobre a metodologia utilizada (bancos de dados e cruzamento de informações) seria útil para a JBS fornecer um feedback mais detalhado e robusto quando os dados forem publicados”. Eles descreveram o método da Global Witness para identificar os fornecedores indiretos da JBS como “confuso e opaco”.

__________

ClimaInfo, 24 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.