Clima extremo: ilhas do Caribe ficam em alerta com a chegada da tempestade Philippe

Tempestade Phillippe
NOAA

Philippe provocou fortes chuvas em partes do Caribe na 3ª feira, forçando os governos a fechar escolas na região, enquanto meteorologistas alertavam sobre enchentes repentinas.

A tempestade tropical Philippe atingiu o nordeste do Caribe na 3ª feira (3/10), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. A tempestade estava a cerca de 113 km a noroeste de Anguila, disse o NHC, movendo-se a cerca de 16 km/h e com ventos máximos sustentados de 72 km/h.

Antígua suspendeu o alerta de tempestade ontem, um dia após Philippe atingir a costa. Mas manteve o cuidado para sua ilha irmã, Barbuda, e pediu aos residentes que continuassem a ter cautela, informa a Reuters.

Autoridades de Antígua e Barbuda fecharam escolas e escritórios governamentais, enquanto as dos territórios caribenhos franceses de St. Martin e St. Barts mantiveram as escolas fechadas, relata a AP. Em Guadalupe, Philippe provocou o corte de energia em 2.500 imóveis e deixou várias comunidades sem água corrente. Também forçou o fechamento de duas estradas e deixou uma comunidade isolada.

As quantidades de chuva esperadas até ontem eram de 10 a 15 centímetros para Antígua e Barbuda e 5 a 10 centímetros para as Ilhas Leeward. Já em Guadalupe, autoridades alertaram para chuvas copiosas, com acúmulo de até 10 centímetros em algumas áreas, segundo o Le Monde.

New York Times, ABC e Yale Climate Connections noticiaram a ação da tempestade Philippe sobre ilhas do Caribe.

Em tempo: Na Ásia, Taiwan emitiu um alerta na 3ª feira (3/10) antes da chegada do tufão Koinu, que deve provocar fortes chuvas e ventos em grandes partes do sul e do leste da ilha, informa a Reuters. Koinu, um tufão de categoria 3, provavelmente enfraquecerá para categoria 2 quando atingir a costa sudeste de Taiwan na noite de 4ª feira, de acordo com o Tropical Storm Risk. As chuvas mais fortes cairão nas partes montanhosas e pouco povoadas do condado de Pingtung, no sul taiwanês, e nos condados da costa leste de Taitung e Hualien. AP, NHK e New York Times também atualizaram as informações sobre o tufão Koinu em Taiwan.

 

ClimaInfo, 4 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.