Cúpula da Amazônia | Cientistas explicam por que eliminar os combustíveis fósseis é essencial para salvar a Amazônia

Freepik

O abandono dos combustíveis fósseis é um dos temas mais críticos para as organizações da sociedade civil da Pan-Amazônia e será debatido nas discussões em torno da Cúpula da Amazônia. No Equador, um referendo está prestes a fazer história ao proibir a exploração de petróleo em uma região de floresta (veja os detalhes na Agenda abaixo).

O que a ciência tem a dizer sobre isso? Em 3 de agosto um trio de pesquisadores foi pesquisado sobre os principais riscos que a energia suja representa para a Amazônia. 

A diretora científica do IPAM, Ane Alencar, explicou como um mundo aquecido pela indústria fóssil favorece o agravamento dos incêndios provocados nesta floresta úmida. Já a professora da Universidade de Antióquia, Paola Árias, membro do IPCC, explicou a conexão já conhecida pelos cientistas entre o aquecimento global e a degradação interna da floresta, que continuará ocorrendo mesmo que o desmatamento seja controlado. E Andrés Gómez Orozco, da ONG colombiana Censat Agua Viva, mostrou que os projetos de combustíveis fósseis dentro da floresta são em si uma ameaça adicional para a biodiversidade devido aos vazamentos de óleo que se agravam à medida que os projetos desta indústria entram em decadência.

Com tradução simultânea para o inglês, você encontra a pauta neste briefing.

________

Agenda | Cúpula da Amazônia

02/08 às 11h – COLETIVA | Tratado para evitar o ponto de não-retorno da Amazônia, organizada pelo Observatório do Clima.

Moderação: Luciana Gatti – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;  JP Amaral – Instituto Alana; Claudio Angelo – Observatório do Clima

Pelo zoom.

03/08 11h – COLETIVA | Cientistas explicam por que eliminar os combustíveis fósseis é essencial para salvar a Amazônia organizada pelo ClimaInfo e Periodistas por el Planeta. Quem: Ane Alencar: Diretora de Ciência do IPAM, Brasil; Paola Arias: Professora da Universidade de Antióquia, Colombia; Andrés Gómez Orozco: líder do portfólio de Energia da Censat Agua Viva, Colombia. Pelo zoom, com tradução simultânea para o inglês. 

04/08 das 11h às 12h – COLETIVA | Cúpula dos Povos Indígenas das Amazônias, organizada pela COIAB. Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será na Aldeia Cabana, localizada na Av. Pedro Miranda, 2060 – Pedreira, Belém. 

05/08 das 17h às 20h Plenária III – Como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica, transição energética, mineração e exploração de petróleo. A jurista equatoriana Esperanza Martínez Yánez, uma das mais vocais na luta pelo fim das atividades exploratórias no Parque de Yasuní, estará presente. Onde: a atividade será no HANGAR e faz parte de uma programação organizada pelo governo. A programação completa deste segmento está neste folheto

05/08 das 14:00 – 16:00 MESA | A transição energética pode melhorar as relações dos ecossistemas? , organizada pela Conferência Nacional das Favelas. Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será na UFPA – Auditório Setorial Básico 2

06/08 das 8:00 -10:00 MESA | AMAZÔNIA LIVRE DE PETRÓLEO E GÁS, organizada pela COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será no HANGAR, sala 7. Mais informações com a assessora Samela Sateré Mawé +55 92 8285-5077

06/08 das 12:00 – 14:00 La Transición Energética Justa y Popular desde, para y con la Amazonia, organizada pela Red de Transición Energética Popular. Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será no HANGAR, sala 6. 

06/08 das 14:00-16:00 MESA | Transição energética na Amazônia: desafios e oportunidades para um futuro urbano e interurbano sustentável, organizada pelo Coletivo Utopia Negra Amapaense. Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será no HANGAR, sala 9. 

06/08 14:00-18:00 SEMINÁRIO | Desafios para uma transição energética popular na Amazônia, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será no HANGAR, Planária B. 

06/08 das 16:00 -18:00 MESA | Petróleo, organizada pela Associação Multietnica Wyka Kwara. Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será no HANGAR, sala 8. 

06/08 18:00 – 20:00 MESA | Adiar ou acelerar o fim do mundo? A ameaça do petróleo e do gás na Amazônia, organizada pelo Instituto Internacional Arayara. Onde: Diálogos Amazônicos – a atividade será na UFPA – Sala 308 Mirante do Rio.

07/08 – Até este dia você receberá um boletim sobre o que esperar da Declaração de Belém e dos anúncios nos dias 8 e 9. Uma lista de fontes está sendo preparada. Me escreva se precisar de informações no whatsapp: Cínthia Leone +55 11 97367-4978

08/08 – No primeiro dia da Cúpula haverá a Marcha dos Povos da Terra pela Amazônia. Fotos e vídeos ficarão disponíveis nesta pasta com orientações sobre uso e créditos.

09/08 – Coletiva de imprensa Cúpula dos Povos da Terra (movimentos) – horário a definir 

Lembrete: O credenciamento de imprensa para toda a Cúpula, incluindo os Diálogos Amazônicos, já foi encerrado. Você pode se inscrever até amanhã (2/8) para acompanhar os Diálogos Amazônicos neste link

A programação completa dos Diálogos Amazônicos está disponível neste site

 

ClimaInfo, 2 de agosto de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.