“Mundo está desmoronando” por causa da crise climática, diz Papa Francisco

Laudate Deum
Vatican News

Em exortação apostólica, o Sumo Pontífice defende mudanças profundas na resposta política e econômica dos países à crise climática e alerta para “colapso” do planeta.

Oito anos após publicar sua encíclica Laudato Si’, a primeira manifestação da Igreja Católica sobre a crise climática, o Papa Francisco divulgou nesta 4ª feira (4/10) uma exortação apostólica na qual reiterou os pedidos por mais cuidados da Humanidade ao mundo em que vivemos. Segundo o religioso, sem respostas adequadas ao problema do clima, nos aproximamos cada vez mais de um “ponto de ruptura”.

Batizada de Laudate Deum, a exortação apostólica destaca a necessidade de mudanças profundas e rápidas na resposta política e econômica à crise climática, em especial uma “aceleração decisiva da transição energética”. No texto, o Papa Francisco também defende as ações de desobediência civil de ativistas climáticos que, na visão dele, “estão preenchendo um espaço deixado vazio pela sociedade como um todo”.

“Por muito que se tente negá-los, escondê-los, dissimulá-los ou relativizá-los, os sinais da mudança climática impõem-se-nos de forma cada vez mais evidente. Ninguém pode ignorar que, nos últimos anos, temos assistido a fenômenos extremos, a períodos frequentes de calor anormal, seca e outros gemidos da terra que são apenas algumas expressões palpáveis de uma doença silenciosa que nos afeta a todos”, apontou o Sumo Pontífice.

O texto ressalta a responsabilidade dos países ricos pelo surgimento do problema climático e pela resposta efetiva a ele, sem que isso prejudique ainda mais as nações e as comunidades mais pobres e vulneráveis. Ao mesmo tempo, a exortação destaca a arrogância da Humanidade, que segue explorando a natureza, alheia a qualquer limite, o que se reflete também em uma atuação fraca dos governos na resposta à crise climática.

Por conta disso, o Papa Francisco apontou a próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP28), que acontecerá no final do ano nos Emirados Árabes Unidos, como um marco importante para uma resposta mais efetiva, especialmente no que diz respeito à adoção de fontes renováveis de energia e ao fim do consumo de combustíveis fósseis.

“Se temos confiança na capacidade do ser humano transcender os seus pequenos interesses e pensar grande, não podemos renunciar ao sonho de que a COP28 leve a uma decidida aceleração da transição energética, com compromissos eficazes que possam ser monitorados de forma permanente. Esta Conferência pode ser um ponto de virada, comprovando que era sério e útil tudo o que se realizou desde 1992; caso contrário, será uma grande desilusão e colocará em risco quanto se pôde alcançar de bom até aqui”, disse Francisco.

O Vatican News fez uma contextualização e destacou os principais pontos da exortação Laudate Deum. Associated Press, CNN, Guardian, O Globo, Reuters e Washington Post também abordaram o documento.

 

ClimaInfo, 5 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.